A ViaMobilidade confirmou no fim desta noite que as novas estações Santa Cruz, Chácara Klabin e Hospital São Paulo, da Linha 5-Lilás, passarão a funcionar em horário integral a partir deste sábado, 13 de outubro. As três paradas haviam sido inauguradas no dia 28 de setembro, portanto há 15 dias, mesmo período de testes pelo qual passou a estação AACD-Servidor.

Com o início da operação plena, as três estações abrirão às 4h40 e fecharão à meia-noite de domingo à sexta-feira e à 1h da manhã aos sábados. Assim, a Linha 5-Lilás passará a funcionar com 16 das 17 estações completas – falta apenas a estação Campo Belo, prevista para dezembro.

Durante esta semana a concessionária ViaMobilidade já está operando o chamado carrossel de trens da operação até Chácara Klabin em período estendido. Porém, fora do horário de operação reduzida (das 10 às 15 horas), os trens são esvaziados a partir de AACD.

As três estações já demonstram uma procura muito grande, sobretudo Chácara Klabin, que faz a ligação com a Linha 2-Verde, e Santa Cruz, conexão com a Linha 1-Azul. Com essas interligações é possível ir, por exemplo, da estação Largo 13, em Santo Amaro, até a estação Sé em 40 minutos. Ou então, sair de Alto da Boa Vista e chegar na estação Trianon-Masp em cerca de 30 minutos.

Não é sem razão que o Metrô estima que essas paradas terão um movimento muito grande, que permitirá que a Linha 5 transporte 855 mil usuários por dia.

Escadas de acesso ao mezanino da estação Santa Cruz