Destaques Linha 13

Serviço expresso entre Luz e o Aeroporto de Guarulhos estreará no dia 16 de outubro

Com cinco partidas diárias em cada sentido, viagem custará 8 reais e levará cerca de 35 minutos de centro de São Paulo até as proximidades do aeroporto internacional
Plataforma do serviço expresso até Guarulhos: CPTM quer atrair passageiros do aeroporto

Treze dias após lançar o serviço Connect, que trouxe a Linha 13-Jade até a estação Brás, próxima ao centro da capital, a CPTM lançará na terça-feira, 16 de outubro, outro serviço que ligará o Aeroporto de Guarulhos com a região central, desta vez com a estação Luz. É o “Airport Express“, um serviço que, como diz o nome, será expresso, ou seja, sem paradas entre Luz e a estação Aeroporto Guarulhos, que fica a cerca de 2 km dos principais terminais do aeroporto.

Serão cinco partidas diárias em cada direção, conforme a CPTM informou à revista Veja São Paulo: de Luz os trens sairão às 10h, 12h, 14h, 16h e 22h, já de Guarulhos as partidas ocorrerão às 9h, 11h, 13h, 15h e 21h.

Se até aqui a Linha 13 tem atendido mais aos moradores da região próxima ao aeroporto além de usuários que aproveitam para chegar até Engenheiro Goulart com mais conforto (e de lá seguir viagem pela Linha 12-Safira), com o serviço “Airport Express” o foco é atrair os passageiros da aviação comercial. Ao contrário do Connect, o novo serviço é cobrado à parte. São 8 reais para viajar por cerca de 35 minutos entre os dois destinos, com a vantagem de não parar em nenhuma das quatro estações intermediárias (Brás, Tatuapé, Eng. Goulart e Guarulhos CECAP).

Na estação Luz, o passageiro utilizará um trecho de plataforma que estava desativada e que foi reformada recentemente com a adição de bloqueios. Já em Guarulhos a CPTM poderá dividir o fluxo de usuários nas duas plataformas conforme o serviço.

Aberta em março, a Linha 13 tem atraído mais passageiros à medida que a operação evolui e os intervalos são reduzidos, mas a demanda ainda é bem menor que a estimada, de 120 mil pessoas por dia. Paulo Magalhães, presidente da CPTM, estima que com os novos serviços a linha deverá triplicar seu movimento nos próximos meses. Resta saber quantos passageiros do aeroporto se interessarão pela ligação direta que, apesar de bastante rápida, ainda mais se comparada ao deslocamento de carro em horários de congestionamentos, ainda tem como ponto fraco a necessidade de utilizar um ônibus da GRU Airport para chegar ao principais terminais.

Veja também: Viagem de Brás a Guarulhos leva cerca de 30 minutos no serviço Connect

 

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

6 Comentários

Click here to post a comment
  • a linha expresso aeroporto que sairá da estação da Luz, direto ao aeroporto de Cumbica, vai ter uma tarifa com valor diferenciado para idosos ??

  • Qual a distância da Estação JFK da Linha A do Metrô de Nova York dos terminais do Aeroporto? Qual a distância da Estação Penn Station, onde para o PATH, de Newark do aeroporto local?

  • A CPTM precisa pensar em ter saídas no horário de pico… esse é o horário que mais faz sentido substituir outros meios de transporte por trem . Ricardo, há alguma previsão neste sentido?
    Abraço

    • Oi Kevin. Não, paga-se na bilheteria da estação Aeroporto Guarulhos e de lá haverá uma plataforma separada para o expresso. Na estação Luz, mesmo que venha de alguma outra linha, será preciso comprar o bilhete do expresso e passar em outra catraca ao lado da plataforma.

Posts mais compartilhados

Veja em AUTOO

AUTOO