Expansão do Pátio Tamanduateí ganha ritmo à espera dos novos trens da Frota R

Área de manutenção da Linha 2-Verde está sendo ampliada para acomodar 22 composições da chinesa CRRC

Perfurações para as novas estruturas do pátio
Perfurações para as novas estruturas do pátio (CMSP)

O Metrô de São Paulo forneceu uma atualização sobre as obras de expansão do Pátio Tamanduateí, da Linha 2-Verde.

A obra, que já tem 18 meses em execução, entrou em uma nova fase, com a construção dos novos blocos, entre eles o A1 (oficina), com 5.200 m² e a ampliação do C1, com 790 m² extras.

Ao todo, segundo a companhia, a instalação ganhará 10 mil m² a mais de área construída, além de seis novas vias de trilhos com cerca de 1 km de extensão.

A razão para isso é que a Linha 2 receberá 22 trens da Frota R, que será fabricada pela chinesa CRRC. A encomenda, no entanto, é maior, de 44 composições, que serão distribuídas pelas linhas 1-Azul e 3-Vermelha.

Área de manutenção receberá mais 22 trens da Frota R (CMSP)

Já a Linha 2-Verde necessita do reforço na frota por conta da expansão até Penha. Ao mesmo tempo, o ramal é o que possui a menor estrutura das linhas tradicionais. Enquanto a Linha 1 depende do Pátio Jabaquara, a Linha 3 é baseada no imenso Pátio Itaquera.

Segundo o Metrô, um dos grandes desafios da obra é lidar com o solo mole da região. Por isso foi preciso preparar o terreno, com o movimento de 30 mil m³ de terra, além de drenagem com colchões de areia, drenos verticais e sobrecarga para adensamento do solo. Agora, a área está pronta para receber as novas estruturas.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

A empresa responsável pela obra também está construindo um muro de contenção de 275 metros de comprimento e 5,7 metros de altura, necessário para proteger o pátio contra enchentes, uma situação comum na região devido à proximidade com o Rio Tamanduateí.

Ampliação do Pátio Tamanduateí (CMSP)

Até o momento, os trabalhos evoluíram 20% e a previsão que sejam concluídos em 2027, a tempo da abertura da primeira fase de expansão da linha, com as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa.

O Pátio Tamanduateí seguirá como principal centro de manutenção da Linha 2-Verde por algum tempo, mas será suplantado pelo Pátio Paulo Freire, parte do trecho de expansão entre Penha e Dutra, em Guarulhos.

Muro de contenção sendo erguido em Tamanduateí (CMSP)
Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Andre
Andre
15 dias atrás

Qual a capacidade atual do patio e qual será depois desta obra? Se nao me engano hoje cabem 14 e caberão 22, mas nao achei confirmação.

kiritsu
kiritsu
15 dias atrás

Vale lembrar que esses 22 trens vão ocupar todas as vagas disponíveis no patio e nos estacionamentos ao longo da linha, são 3 vias pra 3 vagas no estacionamento orfanato, 8 vagas nas 4 vias do complexo rapadura e 2 vagas na via singela do estacionamento penha, e em último caso podem utilizar a terceira via de Analia Franco que caberia mais 3 trens, ou até mesmo 4 no piores dos casos