Expresso Vale das Frutas realizará viagens turísticas entre Valinhos e Louveira

O trem turístico irá operar no final de setembro e começo de outubro com veículos e locomotivas históricas que passaram por um detalhado processo de restauração
Locomotiva na estação de Louveira, uma das paradas do Expresso Vale das Frutas (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

O turismo ferroviário está em ascensão, oferecendo uma verdadeira viagem no tempo para os passageiros que embarcam nos mais diversos trens turísticos espalhados por São Paulo e pelo Brasil. Durante o fim de setembro e começo de outubro, um novo roteiro turístico estará disponível para a população, trata-se do Expresso Vale das Frutas.

Roteiro do Expresso Vale das Frutas (ABPF)

O Expresso Vale das Frutas é o novo roteiro de trens turísticos que começará a operar entre as cidades de Valinhos, Vinhedo e Louveira, cidades por onde vão trafegar os trens expressos do TIC entre São Paulo e Campinas. Os passageiros interessados em embarcar neste novo serviço turístico terão à sua disposição oito datas entre os dias 25/09 e 12/10. Cada composição poderá transportar até 372 pessoas.

Carro Bar (Alexandre A. Pisciottano)

O projeto foi idealizado pela Vale das Frutas Convention & Visitors Bureau e pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos – APHV. A operação ficará a cargo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, organização sem fins lucrativos com expertise na operação de trens turísticos. Empresas como a Rumo Logística, concessionária do trecho entre Jundiaí e Campinas, a MRS Logística e até mesmo a CPTM apoiam o projeto.

Carro Primeira Classe EFCB (Alexandre A. Pisciottano)

Os passageiros poderão embarcar em carros ferroviários históricos que passaram por minuciosos processos de restauração. A composição será formada por seis carros, sendo dois deles do Expresso Turístico da CPTM, dois carros de primeira classe, sendo um deles da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a primeira operadora do trecho entre Jundiaí e Campinas. 

Um carro-bar vai acompanhar a viagem e por fim, o carro Caboose, que possui varandas panorâmicas e visão superior, através de janelas no teto da composição. Duas locomotivas diesel-elétricas irão tracionar os carros neste percurso.

Locomotiva reformada que prestará serviço no trem turístico (Alexandre A. Pisciottano)

As datas das viagens estão programadas para os dias 25 e 26 de setembro. No mês de outubro, os passageiros poderão optar por realizar suas viagens nos dias 2, 3 e entre os dias 10 e 12 de outubro. Os interessados já poderão realizar a compra de suas passagens para as datas disponíveis.

Total
41
Shares
1 comment
  1. mas e a recem bem tratada- perus- pirapora…tambem pela abpf…sera que voltará em breve?

Comments are closed.

Previous Post

Por estação 14 Bis, Acciona irá construir nova sede para a Vai-Vai no Bixiga

Next Post

Metrô de São Paulo estuda métodos para baratear construção de novas linhas

Related Posts