Extensão da Linha 13-Jade até a Mooca pode não ser obrigatória na futura concessão

Extensão da Linha 13-Jade até Parque da Mooca é incerta (Jean Carlos)
Extensão da Linha 13-Jade até Parque da Mooca é incerta (Jean Carlos)

A concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM prevê uma série de investimentos na ampliação dos ramais e na construção de novas estações. Dentro desse contexto, a extensão da Linha 13-Jade até o Parque da Mooca, onde está a Linha 10-Turquesa, é uma grande interrogação.

Isso porque o governo considera a extensão  como um “investimento contingente”, ou seja, não deverá ser uma obrigação da concessionária.

Apesar de estar planejada e inclusive constar de mapas nos estudos, os dados financeiros da concessão não contemplam esta extensão.

Principais dados da concessão das Linhas 11, 12 e 13
Principais dados da concessão das Linhas 11, 12 e 13

O prolongamento da Linha 13-Jade para o centro de São Paulo contaria com seis novas estações: Guaiauna, Serra de Botucatu, Itapura, Demétrio Ribeiro, Sapucaia e Parque da Mooca.

Ao classificar este investimento como contingente, o governo considera o prolongamento do ramal como um fator secundário, cuja viabilidade dependerá de cálculos que convençam o parceiro privado de que levar o ramal até lá será lucrativo.

Extensão da Linha 13-Jade para Parque da Mooca (Jean Carlos)
Extensão da Linha 13-Jade para Parque da Mooca (Jean Carlos)

Tendo em vista que o novo trecho terá de ser construído por vias subterrâneas, entende-se que o custo da obra seria semelhante ao de uma linha metroviária ou até mais caro já que os trens da CPTM têm maior comprimento, exigindo plataformas mais longas.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Com uma extensão aproximada de 7,5 quilômetros, o trecho poderia fazer o contrato saltar de R$ 12,5 bilhões para ao menos R$ 20 bilhões em novos investimentos, o que iria requerer uma nova formulação financeira para a concessão.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos tem ressaltado, porém, que os estudos até não são definitivos e podem ser alterados após as audiências públicas, revisões técnicas e por meio encontros com potenciais interessados.

Previous Post
Expresso Aeroporto terá o intervalo reduzido (Jean Carlos)

Expresso Aeroporto deverá ter intervalo reduzido para 30 minutos após concessão

Next Post
Estação FAAP-Pacaembu (iTechdrones)

Tatuzão sul chega na estação FAAP-Pacaembu da Linha 6-Laranja

Related Posts