A concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM prevê uma série de investimentos na ampliação dos ramais e na construção de novas estações. Dentro desse contexto, a extensão da Linha 13-Jade até o Parque da Mooca, onde está a Linha 10-Turquesa, é uma grande interrogação.
Isso porque o governo considera a extensão como um “investimento contingente”, ou seja, não deverá ser uma obrigação da concessionária.
Apesar de estar planejada e inclusive constar de mapas nos estudos, os dados financeiros da concessão não contemplam esta extensão.

O prolongamento da Linha 13-Jade para o centro de São Paulo contaria com seis novas estações: Guaiauna, Serra de Botucatu, Itapura, Demétrio Ribeiro, Sapucaia e Parque da Mooca.
Ao classificar este investimento como contingente, o governo considera o prolongamento do ramal como um fator secundário, cuja viabilidade dependerá de cálculos que convençam o parceiro privado de que levar o ramal até lá será lucrativo.

Tendo em vista que o novo trecho terá de ser construído por vias subterrâneas, entende-se que o custo da obra seria semelhante ao de uma linha metroviária ou até mais caro já que os trens da CPTM têm maior comprimento, exigindo plataformas mais longas.
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Com uma extensão aproximada de 7,5 quilômetros, o trecho poderia fazer o contrato saltar de R$ 12,5 bilhões para ao menos R$ 20 bilhões em novos investimentos, o que iria requerer uma nova formulação financeira para a concessão.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos tem ressaltado, porém, que os estudos até não são definitivos e podem ser alterados após as audiências públicas, revisões técnicas e por meio encontros com potenciais interessados.