A estação Anália Franco do Metrô promete se transformar a região onde se localizada numa grande centralidade da Zona Leste quando for aberta, a princípio em 2026.
Além de ficar numa área em franco crescimento e verticalização, a futura parada será a conexão entre as linhas 2-Verde e 16-Violeta, esta ainda em projeto.
Por isso seu projeto é dos mais complexos e ainda se encontra numa fase um pouco mais atrasada se comparada à Penha, onde também haverá uma importante interligação, no caso com a Linha 3-Vermelha.
Ocorre que o Metrô decidiu prever a construção das plataformas da Linha 16 (anteriormente um trecho da Linha 6) sob a Linha 2-Verde, o que exige que a obra atual já faça esse trabalho.
A companhia optou pelo método de VCA invertido, ou seja, uma vala a céu aberto escavada de forma diferente, com a laje da superfície já concretada para garantir estabilidade, e então a escavação de cada nível.

Imagens do canal iTechdrones de dias atrás mostram que a responsável pela obra está retirando terra no segundo mezanino, com a ajuda de um esteira para retirada do material.
Pelo que sugere o vídeo comparado ao corte do projeto, as obras devem chegar ao nível das plataformas da Linha 2 em breve. De lá ainda há três níveis que pertencem à Linha 16 e que deverão parcialmente preparados.

Com a tuneladora sendo montada no Complexo Rapadura prevendo uma partida até o final do ano, a chegada em Anália Franco deverá ocorrer por volta do segundo semestre de 2024. Um prazo aparentemten curto.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Enquanto corre no corpo principal, o Metrô já prepara o túnel de acesso que levará ao shopping vizinho, uma passagem que promete atrair muita gente nos próximos anos.
