O Metrô obteve nesta semana a aprovação do comitê de legislação urbanística da Prefeitura de São Paulo para obter a Licença Ambiental de Instalação das futuras estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, da Linha 15-Prata, além do pátio Ragueb Chohfi, na mesma região. A votação unânime a favor do seguimento do projeto permitirá que a companhia possa buscar agora a LAI e avançar com o projeto de expansão do ramal, que será implantado no eixo da avenida Ragueb Chohfi.
As duas estações e o novo pátio fazem parte do Trecho 3 do projeto do ramal de monotrilho. O Trecho 1, entre Vila Prudente e Oratório, além do pátio Oratório, foi o pioneiro, enquanto o Trecho 2 foi concluído em 2018 com oito estações até São Mateus.
O Trecho 3, por sua vez, foi dividido pelo Metrô em seis blocos:
- 3A – Estação Jardim Colonial (em construção);
- 3B – Pátio Ragueb Chohfi;
- 3C – Via elevada entre Colonial e o pátio;
- 3D – Estações Boa Esperança e Jacu Pêssego;
- 3E – Via elevada entre o pátio e a estação Hospital Cidade Tiradentes;
- 3F – Estações Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.
Além deles, há também o Trecho 4, que compreende a estação Ipiranga e as vias até Vila Prudente.

Estimativa para 2024
A nova etapa de expansão da Linha 15 deve acrescentar cerca de 3 km ao ramal de monotrilho e ainda precisa que as obras das estações e do pátio sejam licitadas – as vias estão no contrato do consórcio CEML. A intenção da gestão Doria é que Jacu Pêssego e Boa Esperança sejam entregues até 2024, assim como Ipiranga. Pela rapidez com Jardim Colonial está sendo construída, trata-se de uma meta viável, não há dúvida.
Já o novo pátio será necessário para comportar mais composições da Bombardier. No projeto original, a Linha 15 terá 54 trens Innovia 300 em sua frota, o dobro da quantidade atual. Na planta disponibilizada na avaliação do comitê, é possível notar que Ragueb Chohfi terá um layout diferente do pátio Oratório, com acesso dos trens pelo centro do terreno perpendicular à avenida Ragueb.
Haverá uma área coberta para manutenção à oeste do terreno e um estacionamento descoberto à leste. Para chegar a essas áreas os trens farão uma curva de mais de 180º no fundo do pátio.
