O governo do estado deverá assinar um novo aditivo ao contrato da Linha 6-Laranja de metrô junto à Linha Uni em breve e que prevê sua expansão em dois sentidos.
Em reunião realizada em 20 de dezembro, a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões(CMCP), órgão do governo do estado de São Paulo responsável por acompanhar as concessões à iniciativa privada, recomendou a assinatura do Termo Aditivo nº 03 do contrato assinado em 2013.
Ele prevê a implantação de duas novas estações após Brasilândia e outras quatro paradas após São Joaquim chegando até a região da Mooca.
Segundo a CMSP, o novo aditivo irá:
- formalizar o procedimento de elaboração, entrega e ressarcimento/reequilíbrio dos estudos necessários às análises de viabilidade e vantajosidade da implantação da Fase III e Tramo Sudeste da Linha 6 – Laranja de metrô;
- estabelecer regras e diretrizes a serem seguidas pelo Poder Concedente e pela Concessionária para liberação dos imóveis públicos e privados necessários à implantação da Fase III e Tramo Sudeste;
- autorizar a Concessionária a adotar todas as providências necessárias para a obtenção da licença ambiental prévia e da licença ambiental de instalação da Fase III e Tramo Sudeste da Linha 6 – Laranja;
- promover alterações contratuais;
- estabelecer procedimentos e diretrizes a serem seguidos pelo Poder Concedente e pela Concessionária na hipótese de inclusão de investimentos adicionais à Concessão.

Ligação com a Linha 16-Violeta
A chamada “Fase III” inclui as estações Morro Grande e Velha Campinas, com quase 3 km de extensão. As vias e novas paradas serão construídas pelo método NATM, ou túnel mineiro, que prevê a escavação por etapas em vez do uso do tatuzão.
É uma proposta mais curta do que a ideia original, que incluía ainda as estações Vila Clarice, onde haveria a ligação com a Linha 7-Rubi, e Bandeirantes, próximo à rodovia de mesmo nome.
Já o Tramo Sudeste pretende levar a Linha 6-Laranja até o encontro da Linha 10-Turquesa e no futuro com a Linha 16-Violeta na estação Parque da Mooca/São Carlos.
A ligação faz parte dos planos da Acciona, construtora por trás da Linha Uni, que está interessada assumir a Linha 16.
Além de Parque da Mooca estão previstas as estações Aclimação, Cambuci e Monumento.
