O governo Doria anunciou ter aprovado o termo de referência enviado pela concessionária ViaMobilidade e que visa contratar o projeto funcional da extensão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo.
Na prática, pelo que o site entendeu da nota, apenas agora a ViaMobilidade teve aval para buscar uma empresa para executar esse serviço, que é essencial para se saber detalhes como o traçado, método de construção, locais que serão desapropriados e um custo geral do projeto.
No entanto, em comunicado enviado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos em junho, já se anunciava que a concessionária havia aberto um processo para “que as empresas interessadas em participar da concorrência para elaboração do projeto funcional da obra civil e sistemas apresentem suas propostas”.
Nesses três meses, aparentemente, a ViaMobilidade finalizou os estudos iniciais do projeto e os passos para tirá-lo do papel, e que foram aprovados pelo governo.
Da mesma forma que em junho, a STM afirma que o processo levará 24 meses para ser concluído. Além do projeto funcional, haverá também estudo de demanda de passageiros e consultoria ambiental.

A ViaMobilidade passou a contar com a possibilidade de assumir os custos de expansão da Linha 5-Lilás por conta de um aditivo assinado no primeiro semestre e que incluiu cláusulas contratauis que preveem reequilíbrios econômico-financeiros em caso de investimentos não previstos.
Até então, essa alternativa era proibida, exigindo que o governo do estado bancasse qualquer expansão ou modernização não prevista no contrato. Ainda assim é preciso que exista concordância de ambas as partes para que o projeto saia do papel.
O site enviou questionamentos à STM e à concessionária sobre os custos dos estudos e a respeito do momento em que será possível saber a viabilidade da extensão nas mãos da ViaMobilidade. A STM retornou nesta quarta-feira com a seguinte resposta:
“A ViaMobilidade é responsável pelos custos dos estudos da obra de extensão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela. Esse processo já está em andamento e inclui as seguintes etapas: projeto funcional, atualização desse projeto de forma aprofundada, consultoria ambiental e estudo de desapropriação“.
Extensão de 4,33 km
As informações preliminares a respeito da extensão da Linha 5-Lilás projetam que o trecho terá 4,33 km e duas estações, Comendador Sant’Anna, que será elevada, e Jardim Ângela, subterrânea. O ramal será ampliado a partir da estação Capão Redondo, passando pela lateral do pátio de mesmo nome e utilizando avenida Carlos Caldeira Filho até a Estrada do M´Boi Mirim.
O córrego Capão Redondo deverá ser canalizado para que as pistas sejam ampliadas. Famílias que estão no trajeto também deverão ser removidas, com destino ainda não conhecido.
O novo trecho deve atrair cerca de 130 mil novos usuários por dia ao ramal.