Governo do estado poderá desembolsar cerca de R$ 20 bilhões na PPP do Trem Intercidades

Leilão vai contar com dois critérios de julgamento (Jean Carlos)
Leilão vai contar com dois critérios de julgamento (Jean Carlos)

Com o edital do Trem Intercidades publicado é possível ver alguns detalhes adicionais sobre o processo licitatório. Dentre esses processos está o da seleção da empresa concessionária que será responsável pelas obras.

Para compreender o processo de julgamento de propostas é importante fazer um retrospecto, já que o processo de seleção foi alterado desde a consulta pública.

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Versão antiga

Na primeira versão do edital do TIC o critério de julgamento era o de “menor aporte a ser pago pelo poder concedente em função da execução dos investimentos”.

Anteriormente o estado se propunha a custear 80% de todos os investimentos, enquanto 20% ficaria sob responsabilidade do setor privado. O consórcio vencedor deveria oferecer o maior aporte privado para as obras.

O valor das obras na época (2021) era de R$ 8,57 bilhões, sendo que o estado poderia custear até R$ 6,85 bilhões.

Modelo de pagamento antigo (STM)
Modelo de pagamento antigo (STM)

Versão Atualizada

A versão atualizada possui uma série de modificações importantíssimas. Antes de entrar no critério de julgamento, vamos apresentar dados básicos sobre tempo e custo do contrato

Tempo do contrato: 30 anos a partir da Ordem de Início da Operação Comercial.
Valor do contrato: Estimado em R$ 12.472.052.421,00 (R$ 12,4 bilhões)

Linha 7-Rubi deverá ser recapacitada (Jean Carlos)
Linha 7-Rubi deverá ser recapacitada (Jean Carlos)

Tendo em vista o valor do contrato, a concessionária deverá considerar em sua proposta financeira as seguintes fontes de financiamento:

  • Contraprestação Pecuniária
  • Remuneração do PPD (Pagamento por Disponibilidade)
  • Aporte Público
  • Aporte Condicional (Obras MRS trecho central)
  • Receita do Serviço Expresso

Dentre as fontes acima estão sendo consideradas para critério de julgamento a Contraprestação Pecuniária e o Aporte Público. As definições e valores que o governo do estado deverá pagar são:

Contraprestação Pecuniária: É o valor que o estado pagará ao longo de 30 anos (mensalmente) para a concessionária. O valor máximo deste recurso é de R$ 13.735.946.300,00 (R$ 13,7 bilhões)

Aporte Público: É o valor que o estado pagará para a execução das obras do TIC Eixo Norte. O valor máximo deste recurso é de R$ 6.096.183.524,35 (R$ 6,0 bilhões).

Ao todo a concessionária poderá dispor de R$ 20 bilhões, além dos valores da PPD, Aporte Condicional e receita do serviço expresso, para fazer sua proposta comercial.

Critério de Julgamento

O critério de julgamento da licitação é: o maior desconto sobre a Contraprestação Pecuniária Máxima.

Isso significa que, a empresa ou grupo vencedor, deve apresentar maior desconto sobre o montante de R$ 13,7 bilhões do governo do estado. Este valor do desconto pode variar de 0% (sem desconto) ou 100% (desconto total) da contraprestação pecuniária.

Caso dois ou mais grupos de empresas obtenham o desconto máximo na Contraprestação Pecuniária o leilão avança para o segundo critério.

Neste segundo critério, vencerá a proponente que realizar o maior desconto do Aporte Publico Máximo de R$ 6 bilhões. Esse desconto pode variar de 0% (sem desconto) até 100% (desconto total).

Descontos poderão ser de até 100% (Jean Carlos)
Descontos poderão ser de até 100% (Jean Carlos)

Garantia de Proposta

As empresas que desejam participar da licitação devem realizar o pagamento da Garantia de Proposta no valor de R$ 124,7 milhões. Esse instrumento garante que a empresa selecionada cumpra todas as ações do edital sob pena de confisco deste valor pelo estado.

Esse valor deve ser apresentado para todas as licitantes e será devolvido após a assinatura do contrato pelo grupo vencedor.

Participação

As empresas participantes ou consórcio de empresas deverão comprovar aptidão para o desempenho das atividades. Os critérios para participar são a emissão de atestados por empresas públicas ou privadas ao longo de doses meses que comprovem:

  • Administração de infraestrutura com valor mínimo de investimento de R$ 1,8 bilhão.
  • Que tenha gerado receita anual de pelo menos R$ 300 milhões.

Além disso, a empresa precisa passar por uma análise financeira, jurídica e trabalhista para que esteja apta a assumir a PPP.

Empresas devem apresentar garantia de proposta para participar do leilão do TIC (Jean Carlos)
Empresas devem apresentar garantia de proposta para participar do leilão do TIC (Jean Carlos)

Conclusão

Apesar do grande aporte geral por parte do estado, que pode superar os R$ 20 bilhões ao longo de 30 anos de concessão, o formato de licitação prevê uma concorrência onde a empresa que mais abrir mão dos recursos públicos se sagra como vencedora.

No cenário otimista isso pode gerar maior competição e maior investimento privado para a construção destes empreendimentos. De forma ampla o estado sai ganhando pois minimiza seus investimentos e poupa tempo para a construção do Trem Intercidades.

No cenário pessimista, onde podem haver poucos participantes, a maior dependência dos recursos públicos pode gerar uma distorção. Em vez de grandes investimentos públicos, pode se ter um cenário onde o estado gaste quase 60% a mais pela construção do projeto e manutenção das ações da concessionária.

Ainda existem outros aspectos financeiros importantes para serem discutidos como o Pagamento por Disponibilidade nos serviços da Linha 7-Rubi e do Trem Intermetropolitano, ms que serão alvos de artigos futuros.

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