O governo Tarcísio de Freitas pretende avançar de forma acelerada na construção e concessão de novas linhas. Dentro deste cenário encontra-se a Linha 14-Ônix, novo ramal que será construído entre Guarulhos e Santo André sem passar pela região central da Grande São Paulo.
A informação foi dada por Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, em entrevista à Revista Ferroviária. “Isso muda um pouco o perfil dos projetos, porque ao invés de expandirmos a partir de São Paulo, a gente começa a circundar São Paulo. É uma ideia nova, que já estava no planejamento da CPTM e queremos tirar do papel”, disse.
Segundo Benini, a Linha 14-Ônix deverá ser construída por meio de uma concessão que incluirá a Linha 10-Turquesa da CPTM. A ideia é associar o projeto de operação do ramal que corta o ABC com a construção de um novo tramo.

A Linha 14-Ônix deverá ter 39 km de extensão e contará com 26 trens em sua operação, segundo estudos preliminares. O projeto deixará de ser VLT e passará a contar com trens convencionais. A demanda projetada para a Linha é de 660 mil passageiros por dia.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As integrações da nova linha 14 deverão ser realizadas nas estações São Miguel Paulista (Linha 12-Safira), Corinthians Itaquera (Linha 3-Vermelha e 11-Coral) e Sapopemba (Linha 15-Prata).
Além disso, está prevista a construção de uma nova parada na Linha 10-Turquesa, a Estação ABC, que deverá promover integração com a Linha 14-Ônix.

A concessão da Linha 10-Turquesa ainda deverá prever em seu escopo a inserção do TIC-Eixo Sul, com destino até a Baixada Santista. Entretanto, isso não significa que o projeto deverá entrar em pauta na concessão da Linha 10 em primeiro momento.
Outro fato importante é que, de acordo com as declarações de Benini, a concessão da Linha 7-Rubi não inclui qualquer possibilidade de integração com a Linha 10-Turquesa, apenas confirmando o eventual fim do Serviço 710.
A previsão estimada por Benini é de que a concessão da Linha 10-Turquesa e da Linha 14-Ônix ocorra até o final de 2025. Até lá a gestão de Tarcísio de Freitas pretende realizar leilões de demais trechos da CPTM.