O processo de concessão do Trem Intercidades Eixo Oeste (TIC Sorocaba) deu seu primeiro passo nesta quarta-feira, 30, com a abertura da consulta pública para o projeto de concessão.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) libera ainda durante a quarta-feira os documentos preliminares do edital para acesso público.
As contribuições poderão ser enviadas até o dia 02 de junho, mas a forma de participação ainda será divulgada nos documentos.
O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) também deverá lançar uma série de audiências públicas para discutir o projeto em breve.

Demanda de 50 mil passageiros por dia
Segundo Trem Intercidades a ser leiloado, o TIC Sorocaba será bem diferente do projeto do TIC Eixo Norte (Campinas).
Como a Linha 8-Diamante já está concedida, o serviço expresso será o grande atrativo, com demanda diária de 50 mil passageiros.
Em um mapa preliminar, a SPI considera que o trem regional terá duas estações em Sorocaba e uma em São Roque, mas esses detalhes podem mudar com o amadurecimento do projeto.
A concessão terá duração de 30 anos e prevê a operação em um trajeto de 100 km. A expectativa é que o leilão ocorra no final deste ano.