O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, decretou nesta quinta-feira, 15, a volta da gratuidade para idosos entre 60 e 64 anos nos ônibus municipais da cidade – a medida tem efeito imediato.
Inicialmente para obter o benefício, o idoso precisará apresentar a identidade ao cobrador ou motorista na hora do embarque.
O documento deve ser aceito nos ônibus até que a bilhetagem eletrônica esteja preparada para receber os novos usuários. Este público alvo já pode ir em postos das SPTrans para solicitar o Bilhete Especial de Pessoa Idosa.
Gratuidade nos trens e ônibus da EMTU, apenas em 2023
Seguindo o mesmo caminho, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, também anunciou a volta da gratuidade para os idosos de 60 a 64 anos nos trens das linhas do Metrô, CPTM e demais concessionárias, além de ônibus da EMTU. Mas, diferentemente da Prefeitura, a medida estadual começa a valer no dia 1º de janeiro de 2023.
“É uma lei aprovada pela Assembleia que será sancionada por mim, que a partir de 1 de janeiro de 2023 entrará em vigor, voltando a gratuidade para as pessoas de 60 a 64 anos”, disse em coletiva nesta quinta-feira.
A gratuidade para este público alvo no transporte público, tanto na esfera Estadual quanto na Municipal, foram implementadas na gestão do Governador Geraldo Alckmin e do Prefeito Fernando Haddad e abolidas no fim de 2020, nos governos Bruno Covas (municipal) e João Doria (estadual).