Uma apresentação realizada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e o presidente do Metrô, Silvani Pereira, ao prefeito de Santo André, Paulo Serra, nesta quinta-feira (10), sugere que a Linha 20-Rosa terá seu traçado mais conhecido alterado na capital paulista.
A maior novidade, pelo que mostra a lista de estações apresentada, é um percurso paralelo à Avenida Faria Lima e não mais passando por todo eixo da via, como sempre foi mostrado.
Um dos slides divulgados pelo prefeito de Santo André mostra o mapa de estações com 24 paradas e cujos nomes indicam que a Linha 20 terá seu percurso alterado para cruzar o subsolo do Jardim Europa.
Reforça essa impressão o fato de serem omitidas as estações Rebouças, Faria Lima (conexão com a Linha 4) e Pedroso de Morais. Em vez disso, a imagem cita como próxima estação após Tabapuã a estação Fradique Coutinho. Mais tarde, um mapa foi compartilhado pelo governo Doria confirmando o traçado que evita o trecho mais antigo da avenida (abaixo).

A lista coincide com uma das alternativas de traçado reveladas por um vídeo do Metrô em 2021. Nele, o trajeto sugerido aparece na cor verde escuro, embora fosse possível que a mudança se refira também à um caminho marcado pela cor azul.
Outra mudança notória trazida pela imagem é a opção por ligar a Linha 20 à Linha 1-Azul na estação Saúde e não São Judas. Também essa alternativa aparece no mapa do ano passado, como um traçado na cor verde clara (veja imagem abaixo).

Além desses pontos, a foto também mostra a substituição da estação Água Funda pela “Abrãao de Morais”, localizada mais ao norte da Avenida Dr. Ricardo Jafet. No mais, o traçado indica preferência por concluir o ramal na estação Santo André – inclusive outro slide mostra que essa opção traria um incremento de demanda em relação a Prefeito Saladino.
O slide mostra ainda que o ramal deverá comportar 50 trens, atender a uma demanda diária de 1,29 milhão de passageiros em seus 33 km de trilhos subterrâneos.

Custos de implantação
O novo traçado trazido pela apresentação indica que o Metrô pretende reduzir os custos e processos de implantação da Linha 20-Rosa na região da Faria Lima, de alto poder aquisitivo e que poderia impactar a obtenção de terrenos para implantar as estações.
Uma das hipóteses é a que Linha 20 percorra uma pequena parte da Avenida Faria Lima, mas, após a futura estação Tabapuã, siga por baixo de residências à leste do eixo da importante via. No entanto, trata-se de um contrassenso já que é nela que se concentra grande parte da demanda prevista.
Outro ponto a ser ressaltado é que os estudos sobre o ramal ainda estão em curso, o que significa que podem surgir mais mudanças à frente. A ausência de uma gravação em vídeo da apresentação também pode prejudicar qualquer julgamento mais claro.
Nota do editor: texto alterado para confirmar a passagem do ramal por parte da avenida Faria Lima e não por sua supressão total, como poderia ser uma das hipóteses iniciais.