Imagem sugere que Linha 20-Rosa não passará mais por toda Avenida Faria Lima

Novo mapa apresentado pelo Metrô mostra Linha 20 fora do eixo da Faria Lima (Reprodução)

Uma apresentação realizada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e o presidente do Metrô, Silvani Pereira, ao prefeito de Santo André, Paulo Serra, nesta quinta-feira (10), sugere que a Linha 20-Rosa terá seu traçado mais conhecido alterado na capital paulista.

A maior novidade, pelo que mostra a lista de estações apresentada, é um percurso paralelo à Avenida Faria Lima e não mais passando por todo eixo da via, como sempre foi mostrado.

Um dos slides divulgados pelo prefeito de Santo André mostra o mapa de estações com 24 paradas e cujos nomes indicam que a Linha 20 terá seu percurso alterado para cruzar o subsolo do Jardim Europa.

Reforça essa impressão o fato de serem omitidas as estações Rebouças, Faria Lima (conexão com a Linha 4) e Pedroso de Morais. Em vez disso, a imagem cita como próxima estação após Tabapuã a estação Fradique Coutinho. Mais tarde, um mapa foi compartilhado pelo governo Doria confirmando o traçado que evita o trecho mais antigo da avenida (abaixo).

O novo traçado mostrado pelo governo desvia a Linha 20 de boa parte da Avenida Faria Lima (STM)

A lista coincide com uma das alternativas de traçado reveladas por um vídeo do Metrô em 2021. Nele, o trajeto sugerido aparece na cor verde escuro, embora fosse possível que a mudança se refira também à um caminho marcado pela cor azul.

Outra mudança notória trazida pela imagem é a opção por ligar a Linha 20 à Linha 1-Azul na estação Saúde e não São Judas. Também essa alternativa aparece no mapa do ano passado, como um traçado na cor verde clara (veja imagem abaixo).

As alternativas de traçado que estavam sendo estudadas

Além desses pontos, a foto também mostra a substituição da estação Água Funda pela “Abrãao de Morais”, localizada mais ao norte da Avenida Dr. Ricardo Jafet. No mais, o traçado indica preferência por concluir o ramal na estação Santo André – inclusive outro slide mostra que essa opção traria um incremento de demanda em relação a Prefeito Saladino.

O slide mostra ainda que o ramal deverá comportar 50 trens, atender a uma demanda diária de 1,29 milhão de passageiros em seus 33 km de trilhos subterrâneos.

Opção por levar a Linha 20 até Santo André atrairia mais usuários (Reprodução)

Custos de implantação

O novo traçado trazido pela apresentação indica que o Metrô pretende reduzir os custos e processos de implantação da Linha 20-Rosa na região da Faria Lima, de alto poder aquisitivo e que poderia impactar a obtenção de terrenos para implantar as estações.

Uma das hipóteses é a que Linha 20 percorra uma pequena parte da Avenida Faria Lima, mas, após a futura estação Tabapuã, siga por baixo de residências à leste do eixo da importante via. No entanto, trata-se de um contrassenso já que é nela que se concentra grande parte da demanda prevista.

Outro ponto a ser ressaltado é que os estudos sobre o ramal ainda estão em curso, o que significa que podem surgir mais mudanças à frente. A ausência de uma gravação em vídeo da apresentação também pode prejudicar qualquer julgamento mais claro.

Nota do editor: texto alterado para confirmar a passagem do ramal por parte da avenida Faria Lima e não por sua supressão total, como poderia ser uma das hipóteses iniciais.

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