Inauguração de Mendes-Vila Natal no dia 30 de junho parece improvável

Nova estação da Linha 9-Esmeralda ainda não havia concluído trilhos e rede elétrica duas semanas antes da promessa do governo de abertura. João Dias, por outro lado, dá pinta de que pode entrar em operação antes do previsto
Estação Mendes-Vila Natal: previsão de abertura no dia 30 de junho parece difícil (iTechdrones)

Duas das três estações em construção na Linha 9-Esmeralda da CPTM estão na reta final das obras, mas as previsões de inauguração do governo Doria parecem longe da realidade.

Enquanto a estação Mendes-Vila Natal dificilmente será aberta no próximo dia 30 de junho, como anunciou o vice-governador Rodrigo Garcia, João Dias pode até começar a operar antes do esperado, a depender da conclusão dos trabalhos.

Para corroborar nossa impressão de Mendes-Vila Natal, o canal iTechdrones mostrou o estado geral das obras da extensão ao sul da capital na semana passada, cerca de 15 dias antes da data prevista de inauguração.

As imagens mostram os trabalhos muito próximos da conclusão, mas fato é que existem muitos detalhes a serem resolvidos até a quarta-feira da semana que vem, mesmo considerando que a CPTM tenha avançado bastante nos últimos dias.

O fim provisório das vias dentro da estação Mendes-Vila Natal: poste no meio dos trilhos (iTechdrones)

Os trilhos e rede aérea, por exemplo, ainda não estavam totalmente implantados dias atrás. Embora seja até possível entregá-los a tempo, restaria ainda testar o funcionamento de todos os sistemas às pressas. Não seria praxe num ramal tão importante como esse.

É verdade que a data sugerida por Garcia é bastante prematura diante das previsões anteriores, que apontavem meados do segundo semestre. Portanto, a despeito disso, Mendes-Vila Natal pode ser inaugurada dentro de algumas semanas, o que é uma boa notícia.

Como o site comentou anteriormente, a nova parada será aberta sem o viaduto ferroviário ao sul da plataforma. As imagens do drone mostram uma solução provisória em relação à rede de energia aérea, com a instalação de um poste em meio aos trilhos. Ainda não se sabe se essa ocupação impedirá que os trens possam alinhar por completo na plataforma.

Trecho de trilhos em construção entre Mendes e Grajaú (iTechdrones)

Licença ambiental de operação da Cetesb

Se Mendes-Vila Natal pode atrasar um pouco, a estação João Dias vive um clima diferente. A velocidade das obras é tanta que a CPTM já solicitou à Cetesb, a companhia ambiental do estado, a licença de operação do local, documento que é concedido semanas antes da inauguração.

Bancada e construída pela iniciativa privada numa parceria inédita, a nova parada está na fase final de acabamento e instalação de equipamentos. Ao mesmo tempo, um contrato direto da CPTM realiza a implantação das vias e da rede de energia aérea.

O governo tem falado em datas entre 2021 e 2022 para abertura da estação, que fica ao longo da Marginal Pinheiros. Pelo ritmo visto, não será surpresa se João Dias começar a funcionar entre o final do terceiro trimestre e o começo do quarto trimestre.

Prestes a ser assumida pela concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9, a Linha 9-Esmeralda contará com mais duas estações ainda durante a gestão da CPTM. Ao menos por alguns meses.

A estação João Dias em junho: acabamento e instalação de equipamentos (iTechdrones)
Total
1
Shares
3 comments
  1. Moto ao lado da estação e o ritmo é bem lento na vila natal para concluir as obra agora dia 30

  2. Em uma cobrança minha sobre a a estação Varginha ou secretário Baldy na semana passada pelo twitter, Baldy relatou está inauguração para o final de agosto 2021

  3. Perguntei para o Alexandre Baldi, mas ele não cravou dia 30. Apenas falou em breve. Então, esquece.

Comments are closed.

Previous Post

Entenda como foi a primeira semana de obras na Linha 13-Jade

Next Post

Obra da Linha 6-Laranja no Bixiga é novo alvo de manifestação ambiental

Related Posts