Governo Doria prevê inaugurar estação Mendes-Vila Natal em 30 de junho

Extensão de quase 2 km da Linha 9-Esmeralda será a primeira ampliação da malha metroferroviária desde a inauguração de trecho da Linha 15-Prata até São Mateus em dezembro de 2019

Trecho das vias da Linha 9 até Mendes-Vila Natal nesta quarta-feira (GESP)

A futura estação Mendes-Vila Natal da Linha 9-Esmeralda da CPTM deve ser entregue no dia 30 de junho, ou seja, dentro de 70 dias. A informação foi revelada pelo vice-governador Rodrigo Garcia (PMDB) nesta quarta-feira, 21, durante inauguração de um viaduto que faz parte do empreendimento.

Garcia, que também é secretário de governo da gestão Doria, entregou nesta manhã o viaduto Jacopo Torriti, uma das intervenções viárias necessárias para liberar as vias do ramal até a estação Mendes-Vila Natal.

Ao contrário de Varginha, que tem obras em ritmo lento (a despeito da promessa de entrega em 2022 pelo próprio vice-governador), Mendes-Vila Natal está na fase final dos trabalhos, com instalação de equipamentos, sistemas e comunicação visual.

Com sua abertura, a Linha 9-Esmeralda ganhará cerca de 1,9 km a mais de extensão, contando a distância a partir da área de estacionamento após a estação Grajaú. Nesse trecho, a CPTM também está implantando uma nova subestação de energia que já foi testada, inclusive.

Os serviços concentram-se na execução dos aparelhos de mudança de via, rede aérea de energia e sinalização e devem ser concluídos a tempo de cumprir o prazo.

Resta saber o que ocorrerá com o viaduto após a estação, no entanto. As obras ali começaram mais tarde e pouco tempo atrás estavam nas fundações. Certamente não há tempo hábil para que a estrutura fique pronta em pouco mais de dois meses, o que sugere que a estação será inaugurada sem ela.

Os trilhos acabam justamente no final da plataforma de Mendes, sem margem para qualquer manobra.

Longo atraso

A extensão da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul da capital foi retomada em 2018 após o governo do estado obter um financiamento da União. O projeto havia sido iniciado anos antes, mas por uma questão burocrática foi impedido de receber recursos federais, o que fez a gestão Alckmin cancelar os contratos em 2016 com apenas parte das estações construída.

Em visita a região há quase dois anos, o mesmo Rodrigo Garcia havia previsto que Mendes-Vila Natal seria aberta em novembro de 2020 enquanto Varginha ficaria para novembro de 2021.

Com a abertura na virada do semestre, Mendes-Vila Natal será operada pela CPTM por um curto período já que as linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante foram arrematadas pelo consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9 em leilão de concessão nesta terça-feira. A expectativa é que os dois ramais sejam assumidos pela empresa no ano que vem.

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Osvaldo S Crespo
Osvaldo S Crespo
4 anos atrás

Então meu caro Rael, isto mostra a nossa incapacidade de gerirr uma malha ferroviária que tem muitos clientes.
Estamos fazendo estações de prolongamento até Varginha e o trem precisa chegar em Parelheiros e no futuro no Litoral nesta mesma direção.
Eu acredito que a CCR que já tem outras linhas, fará um bom trabalho nestes 30 anos.
Modernizara as linhas e o público vai ser tratado como deveria ser pelo Estado/Dória.
A Mobilidade em São Paulo precisa de um sacudida.
Isto também no Metrô.
Temos que pensar nas pessoas que não tem carro, ou que mesmo tendo vai ajudar com o metrô a melhorar o trânsito e poluir menos.

Ivo
Ivo
4 anos atrás
Responder para  Osvaldo S Crespo

Se o trem chegar em Parelheiros, 8 milhões de pessoas ficarão sem água, dado que o trem irá acelerar o processo de ocupação dos mananciais até eles se tornarem inúteis para o abastecimento da Grande São Paulo.

Pedro
Pedro
4 anos atrás
Responder para  Ivo

É possível e viável a construção da estação Parelheiros desde que o Estado resolva o problema dos loteamentos irregulares e a favelização do espaço. Resolvendo esse problema, é possível até um aeroporto integrado com a futura estação Parelheiros junto com uma saída para o rodoanel que atenderá principalmente a baixada santista. Parelheiros é um local estratégico para o desenvolvimento do Estado. Basta apenas o Estado ser proativo em proteger os recursos naturais.

Josias
Josias
4 anos atrás
Responder para  Pedro

Desculpa perguntar. A região de Parelheiros não é considerada área de preservação ambiental? Como seria resolvida essa questão em uma eventual extensão ao território?

Francisco
4 anos atrás

Cadê o metrô prometido para São Bernardo??? A cidade abandonada pelo governo do Estado. O PSDB não gosta da gente!!!!