|

Júlio Prestes – Amador Bueno: Governador promete fim da extensão operacional da Linha 8-Diamante

Anúncio realizado pelo governador indica que novos investimentos em sinalização poderão encerrar o esquema de extensão operacional até Amador Bueno. Passageiros utilizariam o trecho sem necessidade de baldeação em Itapevi

Trem chegando à Estação Ambuitá
Trem chegando à Estação Ambuitá

A última extensão operacional da malha metroferroviária, ligando Itapevi até Amador Bueno, está com os dias contados. O governo do estado deverá promover investimentos para acabar com a baldeação obrigatória em Itapevi.

As informações foram reveladas pelo governador Tarcísio de Freitas na segunda inauguração da Estação Ambuitá. A parada já havia sido inaugurada no começo de abril.

Estação Ambuitá (Jean Carlos)
Estação Ambuitá (Jean Carlos)

Segundo o governador, os novos investimentos no sistema de sinalização e comunicação permitirão que os trens façam o trajeto entre Amador Bueno e Júlio Prestes sem a necessidade de transferências em Itapevi.

“A gente vai implementar mudanças ainda na questão de sinalização, comunicação, para botar esses trens no carrossel, […] para você não precisar saltar na estação Itapevi para fazer baldeação, para você poder fazer sua viagem direto.”

“Então é isso que a gente quer. É para você poder sair de Amador Bueno chegar lá na Júlio Prestes direto parando aqui em Ambuitá.”

Extensão Operacional Itapevi-Amador Bueno – 2022 (Jean Carlos)

As mudanças serão possíveis caso o governo assine o aditivo contratual para a implantação do sistema ETCS. Além disso, as estações da extensão operacional precisarão ser adaptadas para oito carros, padrão vigente no restante da Linha 8-Diamante.

Entretanto, não há prazo para que sejam realizadas as melhorias para o fim da extensão operacional.

Posts Similares

8 Comentários

  1. mais uma falácia pro povo acreditar

    o trem não vai direto depois de Itapevi simplesmente porque as plataformas foram feitas para trens de 4 carros. e porque as plataformas não foram feitas pra trens de 8 carros? porque não tem demanda.

    a sinalização da extensão da linha 8 é a mesma do restante da linha.

    mas há quem leve a sério esse governo, que está liquidando o estado. até fazenda de pesquisa sendo vendida pela metade do preço para o Paulo skaf

    1. O ruim é que de fato a linha é necessária e o erro de demanda foi da Artesp/EMTU que deveriam ter ficado atentos ao crescimento ao redor da região.

      Fora que Itapevi, como muitas cidades da região (e recheadas de corrupção) tem ocupações ilegais e mal organizadas.

  2. O ETCS é um sistema de controle de trens moderno, focado em rotas de longa distância e internacionais. Ele aumenta a segurança e a eficiência usando tecnologia digital para monitorar os trens em tempo real. Mas vale lembrar: ele não é usado em sistemas urbanos de metrô, que precisam de soluções mais ágeis para curtas distâncias e alta frequência. Então gostaria de saber porque essa Insistência com esse sistema de sinalização, ele não é unanimidade nem na Europa, na minha opinião é somente para justificar gastar milhões do dinheiro publico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *