Licitação de 44 trens do Metrô é suspensa a pedido de interessados

Lançada em dezembro, concorrência internacional prevê fabricação de trens para a expansão da Linha 2-Verde além de reforçar frota outros ramais. Sessão pública ocorreria nesta quarta, 21
Trem do Metrô (Jean Carlos)
Trem do Metrô (Jean Carlos)

A apenas três dias da sessão pública de entrega de propostas, o Metrô de São Paulo anunciou a suspensão da licitação de aquisição de 44 trens para reforçar a frota das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

O certame, lançado em dezembro do ano passado, tinha como data de realização 21 de março. Segundo a companhia, a suspensão ocorre “em virtude da necessidade de maior prazo para a análise dos pedidos de esclarecimentos complementares” e a pedido da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Com orçamento na casa dos R$ 3,5 bilhões o futuro contrato de fabricação das composições da Frota R é aguardada com ansiedade pela indústria ferroviária que não recebe uma encomenda de trens convencionais do Metrô há bastante tempo.

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O prazo enxuto, de apenas três meses para analisar os detalhes do edital, surpreendeu já que há muitos aspectos que tornam a a disputa um tanto complexa.

Trens da Linha 2-Verde serão do padrão GoA4 (sem operador)
Trens da Linha 2-Verde serão do padrão GoA4 (sem operador)

Os novos trens terão, por exemplo, que obedecer o padrão GoA4, que automação plena, mas deverão prever uma espécie de cabine removível para isolar o operador no início da operação.

O projeto das composições deverá incluir paineis informativos, tomadas USB e um sistema de informações sobre as condições operacionais dos trens em tempo real.

O prazo de execução do contrato é de 65 meses, mas o primeiro trem terá de ser entregue 21 meses após a assinatura da Ordem de Serviço.

Dos 44 trens, 22 deverão ser usados na extensão da Linha 2-Verde enquanto a outra metade deverá ser distribuída pelas linhas 1-Azul e 3-Vermelha.

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6 comments
  1. Eu não sei pq ainda n retiraram essa palhaçada de entrada USB-A sendo q n usaremos elas no futuro mto mto próximo, tem q ser tomadas normais e n entradas com data de validade vencida

    1. Tem que agradecer que eles requerem que pelo menos tenha entrada USB-A, pois hoje não tem nenhum trem em São Paulo com isso.

  2. Sou a favor de que toda a frota da Linha 2 – Verde seja padronizada com os trens novos, e que, os atuais, sejam realocados para as linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha

    1. Exatamente! A Linha 2 terá a maior demanda, e precisara do melhor equipamento para dar conta…

      Não adianta metade da frota ser nova, enquanto a outra metade obviamente ja desgastada pelos anos independentes da manutenção em dia, eu juro com todo esse pessoal e técnicos do governo e metro, eles têm tanta dificuldade para tomar decisões desse tipo… eles fazem estudos de milhões de reais que funciona na teoria, e não na prática!

  3. pessoal nenhuma das empresas quiseram fazer propostas para construção dos trens dois meses a licitação aberta . Do dia 21 /12 até ontem , cancelado. o problema não é nenhum USB, sim as portas padrão 2000 da cptm

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