Metrô já prepara ligação elétrica da Linha 17-Ouro na Estação Campo Belo

Para prover energia do futuro ramal de monotrilho, companhia está usando a Linha 5-Lilás para chegar à Subestação Bandeirantes
Metrô realiza obras do sistema de energia da Linha 17-Ouro (Jean Carlos)
Metrô realiza obras do sistema de energia da Linha 17-Ouro (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo está avançando com as obras da Linha 17-Ouro. Enquanto as intervenções civis estão sendo retomadas, a parte de sistemas progride com a conexão de energia elétrica da Subestação Bandeirantes ao monotrilho.

Imagens realizadas pelo site na Estação Campo Belo da Linha 5-Lilás mostram que os serviços estão em plena execução. O objetivo das obras é a interligação do sistema elétrico da Linha 17-Ouro à Subestação Bandeirantes que fornecerá energia aos trens e sistemas. Esta subestação é uma das responsáveis pela alimentação elétrica da Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade.

Para isso foi realizada, neste primeiro momento, a instalação das estruturas metálicas que deverão sustentar os cabos de tração da subestação até as instalações do monotrilho.

Elementos metálicos podem ser vistos em uma das extremidades da estação Campo Belo. Trata-se do bandejamento por onde os cabos deverão passar. O local está isolado por tapumes onde se vê as empresas envolvidas nesta atividade, no caso a Agis e a BMX1 Engenharia e o Metrô.

Segundo o Metrô de São Paulo, em abril deverá ser realizada a próxima etapa dos trabalhos com a execução do banco de dutos, interligando o sistema elétrico com a estação Campo Belo da Linha 17-Ouro. Confira a nota da empresa:

“O Metrô finalizou a primeira etapa da montagem do bandejamento para a passagem dos cabos de alimentação elétrica da Linha 17-Ouro. Essa estrutura passa pelo túnel da Linha 5-Lilás desde a Subestação Primária Bandeirantes até a estação Campo Belo. Essa etapa inclui o shaft de subida dos cabos na plataforma da Campo Belo da Linha 5. Em abril será iniciada a próxima etapa com a execução do banco de dutos para interligar com a futura estação Campo Belo do monotrilho.”

O projeto de alimentação elétrica da Linha 17-Ouro prevê uma subestação própria no mesmo terreno onde estão a estrutura da Linha 5. A ligação será feita por um duto subterrâneo que passará por baixo de vias do bairro do Campo Belo até chegar à Avenida Roberto Marinho.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

As obras remanescentes da Linha 17-Ouro estão ocorrendo em várias frentes, algumas delas ocultas dos olhares dos passageiros. Nas estações o trabalho foi retomado. A previsão de finalização das obras é estimada para 2026.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
6 comments
  1. ou seja… o cofre público despeja dinheiro na obra, pra entregar a linha na mao da Viamobilidade que so vai contar o lucro… que bonito, ein…

  2. Já “prepara” foi boa! Depois de mais de uma década, esse elefante branco continua dando dor de cabeça aqui perto de casa.
    Parabéns para o atual vice presidente da República de bananas! 👏👏👏👏👏👏

Comments are closed.

Previous Post
Trem do Metrô (Jean Carlos)

Licitação de 44 trens do Metrô é suspensa a pedido de interessados

Next Post
Mapa futuro da rede metroferroviária de São Paulo

Metrô confirma mudança de nomes de várias estações da Linha 19-Celeste

Related Posts