Linha 1-Azul operou pela primeira vez com CBTC neste domingo, 3 de julho

Após vários adiamentos, Metrô e Alstom realizaram primeiro teste com novo sistema de controle de trens em horário comercial
Trem da Linha 1-Azul (Jean Carlos)

Após inúmeros adiamentos e atrasos, o Metrô finalmente realizou a primeira operação comercial na Linha 1-Azul com o sistema CBTC (Communication-based train control, ou controle de trens baseado em comunicação) neste domingo, 3 de julho.

A nova tecnologia, que promete tornar as viagens mais eficientes e até com intervalos menores, está sendo implantada pela Alstom desde 2008, inicialmente na Linha 2-Verde, que começou a testar o sistema em 2016, mas que só ficou plenamente operacional em 2020.

A Linha 1, por sua vez, deveria ter iniciado os testes com o CBTC em 2019, mas o cronograma foi prorrogado seguidas vezes à medida que o trabalho precisava de novas revisões e testes. No começo deste ano, a previsão era que a operação aos domingos começasse em abril, mas o Metrô acabou remarcando o início para junho.

Neste domingo, finalmente, o ramal de metrô mais antigo de São Paulo funcionou com o CBTC durante todo o dia. Até então, apenas testes sem passageiros estavam sendo realizados durante a madrugada ou em alguns finais de semana.

Antenas que recebem e emitem informações para os trens (Jean Carlos)

Espera-se que a partir de agora ocorram mais testes operacionais após revisões no software de controle, que passa a ganhar confiabilidade graças ao uso mais intensivo. Se seguir o mesmo processo da Linha 2, o Metrô deverá operar com o CBTC no sábado e então levá-lo para os dias úteis, quando a demanda é bem maior e exige uma versão do sistema mais confiável e eficaz.

O uso do CBTC também abre caminho para que as portas de plataforma das estações Jabaquara e Tucuruvi passem a funcionar em breve. A Alstom também avança com a preparação para os testes do sistema de controle de trens na Linha 3-Vermelha, a mais lotada da malha metroferroviária.

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  1. Se não ficar lerdo como na linha verde, está bom…

    pq se for para ficar pior, DEIXA COMO ESTÁ.

  2. Verdade. A linha verde é dia sim o outro também, na operação tartaruga.
    Deus me livre da azul nessa lentidão…

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