Linha 15-Prata ficará fechada no sábado até às 16h; estação Jardim Colonial só retornará na tarde do domingo

Metrô fará novos testes com sistema de sinalização CBTC, mas desta vez interrupção será focada no trecho pós-São Mateus
Estação Jardim Colonial
Estação Jardim Colonial (iTechdrones)

A Linha 15-Prata voltará a ter o funcionamento interrupto neste final de semana para testes no sistema de controle de trens CBTC. No entanto, desta vez o Metrô fará uma operação diferente de outras ocasiões.

Neste sábado, 13, todo o ramal de monotrilho permanecerá fechado até às 16h, mas o trecho Vila Prudente a São Mateus voltará a operar a partir desse horário até à meia-noite.

Apenas a estação Jardim Colonial, inaugurada no final do ano passado, ficará sem operar por todo o sábado e grande parte do domingo. Ela reabrirá de 16h do dia 14 até o encerramento da operação. Como é praxe, o Metrô acionará o sistema PAESE, com ônibus gratuitos percorrendo os trechos interrompidos.

As interrupções são necessárias para que a Alstom possa testar novas versões do sistema de sinalização CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) que incluem as áreas de manobra qu estão sendo finalizadas. Graças a essas extensões será possível inserir mais trens no carrossel e assim reduzir o intervalo de espera.

A expectativa é que a área de manobra após Jardim Colonial comece a ser usadas dentro de algumas semanas já que o Metrô já solicitou a Licença Ambiental de Operação. Quando isso ocorrer, será possível eliminar a baldeação obrigatória que existe hoje na estação São Mateus. Os trens, então, poderão percorrer todas as 11 estações do ramal.

Total
0
Shares
Previous Post

Primeiros veículos da Linha 17, ‘carrinhos gabarito’ devem realizar medições em 3 km de vias

Next Post

Veja como estão as obras de melhorias na extensão da Linha 8-Diamante

Related Posts