Veja como estão as obras de melhorias na extensão da Linha 8-Diamante

Concessionária ViaMobilidade tem como meta requalificar viário e eliminar passagens de nível entre as estações Amador Bueno e Santa Rita
O fim das passagens de nível em Amador Bueno (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, deverá realizar uma série de investimentos para prover melhorias no serviço ferroviário que atende as regiões oeste e sul da Grande São Paulo. Dentre as principais intervenções está a erradicação das passagens em nível (PN). 

Na extensão da Linha 8-Diamante estão previstas uma série de ações visando a remoção das PNs e a requalificação do viário existente. Entre as estações de Amador Bueno e Santa Rita existem dois cruzamentos bastante próximos um do outro.

Passagem em nível da Estrada do Prado (Jean Carlos)

Trata-se da Estrada do Prado, um dos importantes eixos rodoviários que dá acesso ao bairro de Amador Bueno. Segundo o contrato de concessão, a ViaMobilidade deverá realizar a pavimentação desta estrada, aprimorando as condições de tráfego no local.

O site foi com exclusividade para conferir in loco as obras que já foram iniciadas. O local, que anda em paralelo com a via férrea, antigamente estava parcialmente tomado pela vegetação local.

Foi constatado que parte desta vegetação foi suprimida, dando espaço para uma nova calçada em concreto e uma sarjeta. O local onde será implantado o pavimento asfáltico está sem a presença de vegetação, no entanto, a pavimentação já deveria ter sido executada, de acordo com as metas da concessão.

O prazo previamente estabelecido em contrato para a pavimentação da Estrada do Prado era de cinco meses e o de fechamento das PNs, de 12 meses. 

Prazos referenciais para a implantação dos empreendimentos (STM)

O site questionou a ViaMobilidade sobre os prazos para a implantação das melhorias. Em nota obtivemos a seguinte resposta:

“A entrega da pavimentação da Estrada do Prado, na região da Estação Amador Bueno, e o fechamento das Passagens em Nível (PN) existentes nesta região da Linha 8-Diamante estão previstos para janeiro de 2024. As obras fazem parte do plano de melhorias da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, anunciado quando a concessionária assumiu, em janeiro de 2022.”

Ainda segundo a concessionária, uma série de fatores foram considerados no planejamento do empreendimento, como a necessidade de desapropriações e restrições físicas. Em nossa visita foi possível constatar a necessidade de intervenções de maior complexidade que necessitarão de maior cuidado.

“Sobre a Estrada do Prado é importante destacar que o projeto previsto no contrato de concessão era referencial e que, após levantamento detalhado e sondagens de campo, recebeu adequações e providências adicionais, como necessidade de desapropriações não previstas no local, restrições físicas e licenciamento ambiental.”

Trecho com restrições de espaço (Jean Carlos)

Outro fator de suma importância levantado pela reportagem do site junto aos moradores é a necessidade de travessias entre as margens da ferrovia. Segundo a ViaMobilidade, empreendimentos desta natureza já estão previstos.

“Já as Passagens em Nível, conforme estabelecido em contrato para garantir a circulação de pessoas nos locais, serão implementadas as passarelas para pedestres de forma a integrar com segurança os dois lados da via.”

Passarelas deverão ser implantadas na região (Jean Carlos)

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6 comments
  1. Que venha as melhorias, o que a cptm não fez em anos ,alguém tem que fazer agora, para melhora o transporte nessa região

  2. Bem que depois de trabalhar na extensão da linha, a Viamobilidade poderia trabalhar na própria linha. É um absurdo ter uma PN numa estação muito movimentada como Antônio João.

  3. Que venha melhorias nas linhas 8-DIAMANTE e 9-ESMERALDA, é isso que precisamos, que as linhas sejam renovadas ,pois do jeito que estão atualmente com estações precárias e sistema de sinalização e energia precários, não dá pra continuar

  4. Esse não cumprimento de metas e prazos já era previsto. O próximo é a entrega dos trens novos e devolução dos trens para a CPTM. Vai atrasar, é óbvio? Multa? Claro que não! O MP fez só fumaça porque ficou a midia ficou em cima. A poeira abaixou, todo mundo sumiu e a ccr continua de boa

  5. Estou esperando matérias do sr. Jean Carlos sobre a CPTM e o Metrô com o mesmo nível de cobrança da feita acima. Até o momento ele faz matérias positivas/chapa branca para as linhas da CPTM e com cobranças para a concessionária.

    Outro dia Jean Carlos destacou a construção da estação União de Vila Nova na Linha 12 como se fosse algo inédito ou recente quando, na realidade, esse projeto da estação União de Vila Nova tem mais de 10 anos e a estação chegou a ter projetos e obras contratadas em 2014, sendo abandonado pela CPTM sob alegação de falta de recursos. Mas nunca encontramos uma crítica sequer do sr. Jean Carlos nas matérias sobre a CPTM ou o Metrô-SP.

    Essa postura “chapa-branca” destoa completamente do perfil combativo do site. Se o autor (Jean Carlos) teme alguma represália das empresas públicas caso publique alguma matéria um pouco mais crítica, então poderia adotar um pseudônimo ou deixar para os demais autores do site publicarem.

  6. efetivamente a viamobilidade tem “modernizado” as operações, tanto que os fiscais agora possuem megafones para ficarem falando para os “clientes”, não somos mais passageiros”, terem calma para subirem e descerem das composições lotadas, atrasadas, sujas e sucateadas.
    outro aspecto, os gestores devem achar que os “clientes” são surdos, pois o serviço de som é alto e irritante, e com mensagens inócuas dentro das composições e estações lotadas.

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