Linha 17-Ouro: Metrô fornece números sobre andamento das obras

Funcionários da Ágis no Pátio Água Espraiada (Reprodução)

Em setembro do ano passado, as obras da Linha 17-Ouro foram retomadas pela construtora Agis após o governo do estado ter rompido o contrato com o Consórcio Monotrilho Ouro no primeiro semestre.

Porém, quem passa pela Avenida Roberto Marinho, onde está a maior parte das estações do ramal, ainda vê pouco movimento e tem a impressão que quase nada foi retomado ainda. Os vídeos de andamento de obras que o próprio Metrô posta em suas redes sociais aparentemente reforçam essa impressão.

Questionado pelo site, o Metrô informou que atualmente já há quase 700 funcionários trabalhando nas obras civis e implantação de sistemas, e que estes estão atuando majoritariamente no acabamento interno das estações e do Pátio Água Espraiada.

Ainda em nota, a estatal informou que a ampliação da força de trabalho é gradual, conforme a chegada de materiais, como as coberturas e passarelas das estações, por exemplo, que demandam equipes maiores.

Passarelas de emergência sendo inspecionadas (Reprodução)

Por último, em relação às vigas faltantes, como a da Marginal Pinheiros perto da ponte Estaiada, o Metrô disse que elas serão lançadas após a elaboração do cronograma específico, sendo que a prioridade, segundo o Metrô, neste momento é a fabricação e colocação das vigas no pátio.

Trem chegando até junho

Como o site também mostrou em dias recentes, a BYD Skyrail, responsável pela fabricação dos 14 trens de monotrilho do ramal, prevê que o primeiro deles seja entregue até junho. Essa composição será usada para comissionamento e testes nas vias posteriormente.

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A previsão do governo é que a Linha 17-Ouro seja inaugurada no primeiro semestre de 2026.

Viga do aparelho de mudança de via (Reprodução)
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