Linha 17-Ouro: Metrô fornece números sobre andamento das obras

Atualmente já há quase 700 funcionários que trabalham nas obras civis e implantação de sistemas. Companhia afirmou que prioridade está no acabamento interno das estações e do Pátio Água Espraiada
Funcionários da Ágis no Pátio Água Espraiada (Reprodução)

Em setembro do ano passado, as obras da Linha 17-Ouro foram retomadas pela construtora Agis após o governo do estado ter rompido o contrato com o Consórcio Monotrilho Ouro no primeiro semestre.

Porém, quem passa pela Avenida Roberto Marinho, onde está a maior parte das estações do ramal, ainda vê pouco movimento e tem a impressão que quase nada foi retomado ainda. Os vídeos de andamento de obras que o próprio Metrô posta em suas redes sociais aparentemente reforçam essa impressão.

Questionado pelo site, o Metrô informou que atualmente já há quase 700 funcionários trabalhando nas obras civis e implantação de sistemas, e que estes estão atuando majoritariamente no acabamento interno das estações e do Pátio Água Espraiada.

Ainda em nota, a estatal informou que a ampliação da força de trabalho é gradual, conforme a chegada de materiais, como as coberturas e passarelas das estações, por exemplo, que demandam equipes maiores.

Passarelas de emergência sendo inspecionadas (Reprodução)

Por último, em relação às vigas faltantes, como a da Marginal Pinheiros perto da ponte Estaiada, o Metrô disse que elas serão lançadas após a elaboração do cronograma específico, sendo que a prioridade, segundo o Metrô, neste momento é a fabricação e colocação das vigas no pátio.

Trem chegando até junho

Como o site também mostrou em dias recentes, a BYD Skyrail, responsável pela fabricação dos 14 trens de monotrilho do ramal, prevê que o primeiro deles seja entregue até junho. Essa composição será usada para comissionamento e testes nas vias posteriormente.

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A previsão do governo é que a Linha 17-Ouro seja inaugurada no primeiro semestre de 2026.

Viga do aparelho de mudança de via (Reprodução)

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7 comments
  1. É ter fé e esperar,no brasil palavra de politico tem valor,a linha 6 lembra-se seriia inaugurada em 2026 integralmente agora
    ja se admite sera fatiada prometida para 2027 eleicao seria em2030 sera entao acredito a verdadeira data de sua inauguracao.Mas se eu estivet errado
    e torço muito por isso o metro sera inaugurado antes

    1. Ai que você se equivoca, nenhuma das palavras sobre obras são proferidas por políticos, especialmente nesse site maior parte do conteúdo é tirado direto das proprias empresas e membros do metrô e cptm, o prazo de 2026 pra L6 Laranja foi estipulado antes do assidente com a galeria da sabeps, leigo aquele que acreditou que teria atrasos significativos tendo 8 meses das obras paradas

  2. vi um video ontem que os funcionarios estão colocando piso nas estaçoes acho que deveriam dar prioridade pra cobertura das estações por causa das chuvas.Fazer os tetos pra tampar aquelas escadas rolantes deveria ser prioridade.

  3. 700 é um número minúsculo de operários, concordo que deve se priorizar o pátio mas finalizar todas as vigas tbm deve ser crucial, na marginal tem várias vigas que faltam fazer a “emenda” entre elas, vc vê o ferro oxidando, deveria ser prioridade tbm finalizar logo as vigas.
    a construtora tem que colocar mais gente na obra pra ter duas forças de trabalho (uma no pátio e outra nas vigas faltantes)

  4. Meu número é: só depois de 2030.
    E isso se os envolvidos resolverem abrir mao dos desvios de verbas. Só assim para acabarem essa obra.

  5. o negócio ja e enrolado , ai a justica entra na historia ai piora. lemram que s ultima empreiteirz so comecou porque a justicz meteu o bico, deu no que deu. agora a justica dntro na linha 15, esquecam , bai ficar mais dd um ano enrolado, ah , nao esquecam tambem do complexo rapadura. justica , a justica.

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