Para quem achava que a Linha 20-Rosa já tinha seu projeto definido pelo governo do estado, mais uma surpresa. O ramal de metrô também atenderá a futura estação ABC (Pirelli), que será construída na Linha 10-Turquesa e servirá de conexão para o VLT da Linha 14-Ônix.
A informação foi revelada pelo prefeito de Santo André, Gilvan Junior (PSDB), após reunião com o secretário Rafael Benini, de Parcerias em Investimentos do governo Tarcísio.
“Durante a reunião, nos foi confirmada a chegada da linha 20 – Rosa do metrô até a Estação ABC/Pirelli, da CPTM, e também garantiram o início das obras do metrô pelo município de Santo André”, afirmou o prefeito, que assumiu o cargo no começo do mês no lugar do também tucano Paulo Serra.

A estação ABC é prometida há tempos como substituta da antiga parada Pirelli, que foi desativada há vários anos. Na época, a região passava por um período de decadência, mas desde então novos empreendimentos iniciaram uma revitalização do entorno.
Traçado mais longo ou alternativo?
A grande questão levantada pela chegada da Linha 20 até a nova estação é saber se o governo planeja estender o ramal por mais alguns quilômetros a partir da estação Santo André (atual terminal no ABC) ou se há um novo traçado sendo desenhado.
A Linha 20-Rosa originalmente iria até a estação Afonsina, na divisa de Santo André e São Bernardo, onde haveria uma ligação gratuita com a Linha 18-Bronze, cancelada pelo ex-governador João Doria em 2019.

Sem o ramal de monotrilho, o Metrô mudou o projeto para ligá-lo com a Linha 10-Turquesa. Inicialmente se previa uma ligação com a estação Prefeito Saladino, mas o trajeto redesenhado levou a Linha 20 até a estação Santo André, onde há o terminal de ônibus do Corredor ABD/São Mateus.
O benefício de levar a Linha 20 até a região da antiga estação Pirelli vai além de conectá-la com o VLT que fará parte da concessão da Linha 10.
Pode ser uma alternativa para implantar um grande pátio de manutenção para o ramal metroviário já que o terreno onde o Metrô previa erguer essa estrutura (antiga fábrica da Rhodia) será um centro logístico, já em construção.
MetrôCPTM questionou a Secretaria de Parcerias em Investimentos e atualizará este artigo quando receber uma resposta.