Depois de mais de sete anos sem grandes perspectivas de ver sua malha metroviária se expandir, o Rio de Janeiro voltará a estudar a Linha 3, entre a Praça XV, no centro da capital, e Araribóia e Alcântara, e também a extensão da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes.
Para isso a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) lançou uma licitação para contratar uma empresa que vai elaborar os estudos sobre a ampliação do sistema metroviário. A sessão de entrega de propostas está marcada para 19 de dezembro.
O chamamento público pretende avaliar a viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental para a implantação dos trechos Praça XV x Araribóia x Alcântara e também Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes, que fazem parte do Plano Diretor Metroviário (PDM).
“Estamos avançando na busca de soluções para os problemas do transporte público que hoje afligem a população do Rio. Mas também estamos projetando o futuro, planejando a expansão do metrô. Quando falamos de mobilidade urbana, temos que pensar que se trata de um sistema, que integra diferentes regiões e modais. Esse estudo deverá apresentar o melhor caminho para a ampliação do metrô, inclusive do ponto de vista do modelo de concessão”, disse o governador do estado, Cláudio Castro.
O governo quer também entender quais as possibilidades de financiamento – se público ou privado – e vantagens e riscos dos dois projetos. Tanto a Linha 3 quanto a Linha 4 fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal.

“Uma das alternativas avaliadas é a realização de uma licitação internacional, por meio de parceria público-privada. A população do Rio de Janeiro tem esperado por décadas a ampliação desse importante sistema de transporte, e essa é uma das nossas prioridades. Não vamos medir esforços para buscar soluções aos históricos problemas da mobilidade do nosso estado”, acrescentou o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.
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A empresa que for selecionada terá 12 meses após a assinatura do contrato para entregar os estudos de viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental, desenvolvidos em paralelo. O escopo inclui projetos conceituais de engenharia, impactos ambientais e estudos de demanda.
O Metrô do Rio possui atualmente três linhas, a mais recente (Linha 4) inaugurada em 2016, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Verão.