Linha 4

Linha 4-Amarela está prestes a receber novos trens

Composição vinda da Coreia foi fotografada pelo blog a caminho do pátio da ViaQuatro
Rotem está prestes a abrir sua fábrica no Brasil
Rotem está prestes a abrir sua fábrica no Brasil
Trem 415 é o 15º a ser recebido pela ViaQuatro
Trem 415 é o 15º a ser recebido pela ViaQuatro

O segundo lote de trens da Linha 4-Amarela está começando a chegar ao Brasil. Adquiridas pela ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da linha, as composições são fabricadas pela sul-coreana Hyundai Rotem, que está prestes a inaugurar sua fábrica no país em março. O primeiro trem foi flagrado hoje pelo blog na Avenida João de Lucca, na Zona Sul de São Paulo, possivelmente, a caminho do pátio da ViaQuatro no bairro de Vila Sônia.

Pelas características, presume-se que são idênticos aos 14 primeiros trens que operam hoje na linha, a mais moderna do país. A composição, de número 415, seria a primeira de uma encomenda de 15 unidades a se juntar à frota da empresa. O blog consultou a ViaQuatro a respeito do novo lote e aguarda resposta da assessoria de imprensa.

Faixa do governo do estado divulga a novidade
Faixa do governo do estado divulga a novidade

Obra atrasada

O novo lote de trens é necessário para suprir a crescente demanda da Linha 4, hoje considera a ligação principal entre as principais linhas de metrô e trem metropolitano de São Paulo. Apesar disso, parte desse volume continua ‘represado’ por conta dos atrasos nas obras de expansão do ramal. A segunda fase da obra, que previa a inauguração de cinco estações além da seis entregues na primeira fase, só concluiu uma parada, Fradique Coutinho. O consórcio responsável acabou afastado e o governo optou por fazer uma nova licitação que deve ter o vencedor conhecido em março.

Leia no Lulica
Insônia, aumento de apetite, problemas de visão 29/9/2020

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Airway