Linha 5-Lilás chegará ao Jardim Ângela em 2028, diz Tarcísio

Trem da Linha 5-Lilás
Trem da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)

O governo do estado e a ViaMobilidade assinaram nesta sexta-feira, 21, o terceiro aditivo contratual da concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro. A novidade nesta emenda é a inclusão de um aporte para a conclusão do projeto executivo, estudos ambientais e mapeamento de desapropriações para levar a Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela.

Ao que tudo indica, o teor do aditivo é semelhante ao assinado pela ViaQuatro e a gestão estadual dias atrás para levar a Linha 4-Amarela até Taboão da Serra.

Ou seja, não se trata da definição da contratação das obras e mudanças em relação à extensão da concessão. Esse futuro aditivo dependerá justamente dos dados levantados pela ViaMobilidade nesta fase.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Só então o governo decidirá se repassa a responsabilidade à concessionária ou se ele próprio licitará o serviço, mas a primeira hipótese é a mais provável.

Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a previsão é que as obras comecem em 2025  e a extensão duas estações (Comendador Sant’anna e Jardim Ângela) seja entregue em 2028.

Extensão da Linha 5 até Jardim Ângela terá cerca de 4,3 km
Extensão da Linha 5 até Jardim Ângela terá cerca de 4,3 km (CMSP)

Serão 4,3 km a mais de trilhos, 1,1 km deles em via subterrânea e o restante em elevado, como ocorre hoje no trecho operacional da região. A extensão deverá atrair mais 150 mil passageiros ao sistema e certamente exigirá reforça na frota de trens.

Atualmente a ViaMobilidade opera com 26 trens da Frota P, fornecidos pela CAF, além de ter oito composições da Frota F, que foram usadas da inauguração em 2002 até pouco tempo atrás.

Segundo relatos, esses trens estariam estacionados em virtude de problemas de incompatibilidade com a sinalização CBTC.

O Trem 505 da Frota F que da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)
Extensão da Linha 5 certamente terá de incluir mais trens (Jean Carlos)

Como a demanda ainda não chegou aos níveis pré-pandemia, a ViaMobilidade pode utilizar apenas a Frota P, porém, com a extensão ela não será suficiente. Esses detalhes deverão ser discutidos no futuro aditivo a ser assinado por volta do final do ano.

O custo da obra, que será determinado pelo projeto executivo, é estimado em R$ 3,4 bilhões, em uma análise preliminar.

Após a conclusão das obras, a Linha 5-Lilás passará a 24,3 km de extensão, 19 estações e receber cerca de 650 mil pessoas por dia.

 

Previous Post
Série 8900 da ViaMobilidade (Jean Carlos)

Governo vai reduzir intervalo de trens na Linha 9-Esmeralda com dinheiro descontado da ViaMobilidade

Next Post
Escada rolante da estação Penha sendo desmontada

Expansão da estação Penha da Linha 3-Vermelha avança pelo mezanino

Related Posts