Linha 5-Lilás: ViaMobilidade inicia instalação de barreiras de proteção em portas de plataforma
Capão Redondo é a primeira estação do ramal a receber os equipamentos. Concessionária prevê implantação em todas paradas da linha em 90 dias.

A ViaMobilidade deu início na última sexta-feira, 16, ao preparo das portas de plataforma para a instalação das novas barreiras físicas na Linha 5-Lilás. O início dos trabalhos foi possível após autorização da Artesp.
Capão Redondo é a primeira estação, das 17 da linha, a contar com o equipamento de proteção por ter sido utilizada nos testes do protótipo e já contar com as medições necessárias.
Todo o projeto foi desenvolvido pela ViaMobilidade. O Metrô, ano passado, não autorizou a instalação destas barreiras de acordo com reportagem do SP2, da Rede Globo. O tema veio à tona após a morte de um passageiro que ficou preso entre a porta de plataforma e um trem na estação Campo Limpo este mês.
De acordo com a concessionária, as barreiras são feitas de estruturas poliméricas com alma metálica, fabricadas sob medida para reduzir o vão entre o trem e a plataforma.
No total, foram encomendadas 3.500 unidades pela ViaMobilidade. A instalação será realizada durante o período noturno, para evitar qualquer impacto na operação, com previsão de conclusão em até 90 dias.
Todas as estações da Linha 5 receberão os equipamentos, com os trabalhos avançando gradualmente após a finalização em Capão Redondo.