Linha 6-Laranja de metrô ganha seus primeiros trechos de trilhos

Primeiros trechos de trilhos da Linha 6-Laranja (LinhaUni)

A Linha 6-Laranja já conta com seus primeiros trilhos instalados, revelou a LinhaUni, concessionária responsável por sua futura operação.

A Acciona, principal acionista da LinhaUni, implantou os primeiros trechos de via dentro do Pátio Morro Grande. Tratam-se de aparelhos de mudança de via (AMV), necessários para que os trens do ramal possam acessar as diversas áreas dentro do complexo de manutenção.

O pátio deve receber mais de 6,3 km de trilhos, incluindo 28 AMVs, que farão a conexão com as duas vidas do túnel que leva à linha.

Segundo a empresa, cada unidade de AMV tem um comprimento total de 19,8 metros e que conta com dormentes de concreto para via permanente em lastro. Os dormentes serão instalados a cada 0,65 metros um do outro, o que significa um total aproximado de 1.540 componentes instalados.

“As vias de Pátio Morro Grande foram projetadas para que as movimentações dos trens ocorram sempre de forma segura, tanto durante o recolhimento para suas manutenções programadas e limpeza diária, como para o despacho dos trens para a via operacional por meio do nosso futuro CCO. Nós aplicamos todas as melhorias tecnologias e materiais existentes, garantindo a segurança operacional na movimentação dos trens e o aumento da vida útil dos elementos que irão compor a via permanente da Linha 6. Com isso, podemos dizer que estamos construindo uma das mais modernas linhas do sistema metroferroviário da cidade de São Paulo”, disse Iberê Martelli, engenheiro de manutenção da Linha Uni.

Projeção de como ficará o pátio Morro Grande
Projeção de como ficará o pátio Morro Grande

O Pátio Morro Grande, construído numa antiga pedreira desativada, já conta com alguns prédios levantados como o Bloco A, onde serão feitos os principais serviços de manutenção. De acordo com a LinhaUni, já foram instaladas 851 toneladas de estrutura metálica no local que abrigará a frota de 22 trens da Alstom que vão operar a Linha 6-Laranja.

O espaço com mais de 213 mil m² de área também contará com o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

As obras da Linha 6-Laranja seguem em bom ritmo, com dois tatuzões em atividade. As máquinas se encontram no momento sendo preparadas para nova partida das estações João Paulo I e Perdizes. As próximas paradas serão PUC-Cardoso de Almeida ao sul e Itaberaba-Hospital Vila Penteado ao norte.

A Linha 6-Laranja deverá abrir parcialmente em 2026 e por completo em 2027, segundo o governo do estado.

Previous Post
Metrô BH deverá ganhar sistema de sinalização ATO (Metrô BH)

Alstom fornecerá sistema de sinalização ATO para o Metrô de Belo Horizonte

Next Post

Linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 15-Prata têm ‘paralisação surpresa’ após protesto de funcionários

Related Posts