Destaques Linha 7

Linha 7-Rubi terá trem expresso entre Pirituba e Barra Funda nos horários de pico

Operação será feita de forma semelhante a que ocorre na Linha 10-Turquesa, entre Santo André e Tamanduateí

Expresso da Linha 7-Rubi deve ser operado com um dos novos trens (CPTM)

Além de entregar mais trens novos nas próximas semanas, a CPTM prepara uma novidade para a Linha 7-Rubi, um trem expresso entre as estações Pirituba e Barra Funda. A informação, ainda não confirmada, circula em redes sociais.

O projeto é semelhante ao que a empresa implantou na Linha 10-Turquesa entre as estações Tamanduateí e Santo André, ou seja, apenas uma composição circulando por uma via secundária, ida e volta. No caso da Linha 7, essa via pode ser utilizada entre as duas estações aliviando a demanda em horários de pico.

Ainda não há detalhes sobre frequência mas, pela distância entre as duas paradas, de cerca de 8 km, deverá ser inferior ao praticado na Linha 10, cuja distância é maior (quase 10 km) e inclui uma parada em São Caetano – no caso da linha Rubi, três estações serão evitadas no percurso.

Em Barra Funda, há hoje uma plataforma disponível para receber o trem, a de número 6. Com a maior disponibilidade de composições graças à entrega das novas série 8500 e 9500, os usuários podem ganhar um tempo considerável no deslocamento – apesar de ainda existir uma passagem de nível na altura da estação Água Branca que obriga os trens a parar por alguns minutos.

A novidade pode ser anunciada na próxima entrega de trens que deve acontecer em breve.

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Leave a Comment