As obras da estação 14 Bis-Saracura, da Linha 6-Laranja, chegaram a um impasse, segundo a concessionária Linha Uni.
Com apenas 14% de avanço até dezembro, o canteiro de obras concluiu os trabalhos possíveis que poderiam ser feitos enquanto é realizado o resgate arqueológico de itens encontrados no local.
Agora o projeto depende da liberação das áreas interditadas pelo IPHAN, o instituo do patrimônio histórico ligado ao governo federal, para prosseguir com as atividades.
O prazo para isso ocorrer é o final de fevereiro caso contrário “qualquer atraso subsequente impactará o cronograma das obras, comprometendo, além da entrega da Estação 14 Bis, a operação de outras estações”, explicou a Linha Uni em nota enviada ao site.

Tatuzão passou direto pelo local
Desde que ficou claro que o imbróglio do sítio arqueológico “Quilombo Saracura” iria impossibilitar a conclusão da laje de fundo da estação 14 Bis, a Linha Uni decidiu acelerar as escavações do Tatuzão Sul, que praticamente não parou em Higienópolis-Mackenzie e seguiu direto até Bela Vista.
Com isso, atualmente há aduelas de túneis instaladas onde deveriam ficar as plataformas de 14 Bis. A alternativa é válida, mas tem um prazo máximo para funcionar já que sem a liberação para escavação da estação, o trecho não poderia funcionar no futuro.
A outra opção é suprimir a estação 14 Bis e refazer o projeto com talvez mais um poço de ventilação na região.
O MetrôCPTM já havia mostrado com exclusividade documentos que apontavam para o prazo máximo para liberação bem como os bastidores das discussões entre a concessionária e o IPHAN.

O órgão tem alegado que a empresa não forneceu uma solução detalhada para resolver alguns problemas como o que fazer com estruturas de uma galeria pluvial do século 20 que foram encontradas.
A Linha Uni sugeriu colocá-las dentro ou na entrada da estação, mas o IPHAN exigiu um plano detalhado para só então decidir analisá-lo.
Enquanto isso, o Tatuzão Sul estaria próximo da estação São Joaquim, escavando por baixo da Avenida 23 de Maio. A previsão é que ele conclua os túneis neste semestre, liberando a finalização das estações e vias.
A primeira fase da Linha 6 (Brasilândia-Perdizes) tem entrega prevista para o final de 2026, já o segundo trecho deve ser inaugurado um ano depois, se o impasse for resolvido.

Veja a íntegra da nota da Linha Uni:
“Até o momento, todas as atividades de engenharia que podiam ser realizadas simultaneamente ao resgate arqueológico, já foram concluídas. O prazo máximo para a finalização do resgate arqueológico e o início das escavações da Estação 14 Bis é até o final de fevereiro de 2025. Após essa data, qualquer atraso subsequente impactará o cronograma das obras, comprometendo, além da entrega da Estação 14 Bis, a operação de outras estações.
O cronograma de entrega da primeira fase da Linha 6, de Brasilândia a Perdizes, está previsto para o final de 2026.”