Linhas 22-Marrom, 2-Verde e 15-Prata podem entrar em pacote de concessão

O traçado da Linha 22-Marrom
O traçado da Linha 22-Marrom (CMSP)

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem se debruçado sobre os planos de conceder as quatro linhas que hoje são operadas pelo Metrô de São Paulo.

Em abril, a gestão revelou a proposta de concessão “casada” entre um ramal em operação com um projeto atualmente em desenvolvimento.

A ideia citada pelo governador previa que a Linha 1-Azul seria concedida em conjunto com a Linha 20-Rosa enquanto a Linha 3-Vermelha entraria em uma “dobradinha” com a Linha 16-Violeta.

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Linha 15-Prata de monotrilho (Jean Carlos)
Linha 15-Prata de monotrilho (Jean Carlos)

Quanto à Linha 2-Verde, seria ela o atrativo da concessão da Linha 19-Celeste, já que ambas atenderão o município de Guarulhos.

No entanto, restou o monotrilho da Linha 15-Prata que, embora não citado, também será repassado para a iniciativa privada, como este site havia confirmado.

Pacotão

Mas um novo cenário surgiu dias atrás, segundo o jornal Folha de São Paulo. Sem citar fontes, um artigo pintou um quadro diferente de “concessões casadas”.

Como é comum nesses casos, a grande imprensa costuma ser beneficiada com informações em primeira mão por integrantes do próprio governo, por isso vale olhar com atenção o que a reportagem revelou.

O que mais chama a atenção é um “pacote” com três linhas, a 2-Verde, 15-Prata e a Linha 22-Marrom, que ligará Cotia à estação Sumaré, na Zona Oeste.

Como comentamos anteriormente, a Linha 22 não vem sendo incluída nos planos mais imediatos afinal está em um estágio inicial de estudos. Mas, ao que parece, ela também fará parte dos futuros leilões.

A extensão da Linha 2-Verde
A extensão da Linha 2-Verde (CMSP)

Antes dele, o governo corre para colocar no mercado a dupla Linha 1-Azul e Linha 20-Rosa. Aqui não se trata de um cronograma técnico e sim ‘eleitoral’.

O projeto mais adiantado de metrô no momento é a Linha 19-Celeste, que já teve até desapropriações decretadas e está com estudos bem avançados.

Porém, Tarcísio quer o trunfo de anunciar a chegada do metrô no ABC Paulista e para isso a Linha 20-Rosa pode começar pela “cauda”, ou seja, no trecho de menor demanda e conectividade.

Conexões importantes

O ramal que ligará Guarulhos com o centro da capital paulista seria o segundo lote de concessões metroviárias, mas agora associado à Linha 3-Vermelha.

O motivo é que a Linha 16-Violeta deverá ser concedida de forma isolada, mas com a espanhola Acciona como favorita. Se isso ocorrer, ela teria uma sinergia natural com a Linha 6-Laranja, mas com contratos separados como ocorre com a ViaQuatro e ViaMobilidade.

Voltando ao “pacotão”, a operação conjunta dos três ramais parece fazer sentido. As linhas 2-Verde e 15-Prata já operam com uma integração importante em Vila Prudente e a Linha 22 terá como estação terminal, Sumaré, hoje atendida pela Linha 2.

Como há duas outras concessões à frente na fila, o leilão desse lote deverá ficar para a próxima gestão. Ou seja, tudo pode mudar até lá.

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