Linhas do Metrô de SP operam sem problemas após sindicato cancelar greve

Categoria rejeitou paralisação em assembleia na noite de terça-feira e retomará negociações com a companhia

Passageiros esperando por trem da Linha 3-Vermelha (foto)
Passageiros esperando por trem da Linha 3-Vermelha (foto) (GESP)

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô de São Paulo operam normalmente na manhã desta quarta-feira, 13, após os metroviários desistirem da greve que poderia afetar parte da rede.

Por volta das 6h50, a situação operacional era considerada normal nas quatro linhas administradas diretamente pela companhia. Mais cedo, um trem apresentou falha na estação Saúde, da Linha 1-Azul, provocando breve redução de velocidade e maior tempo de parada, mas o problema foi resolvido poucos minutos depois.

O risco de paralisação foi afastado após assembleia realizada pelo Sindicato dos Metroviários na noite de terça-feira, 12. A categoria discutia a possibilidade de iniciar uma greve à meia-noite desta quarta em meio às negociações trabalhistas com a empresa.

Segundo o sindicato, a maioria dos trabalhadores presentes decidiu aceitar a proposta intermediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), suspendendo a paralisação e mantendo as negociações abertas.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

As discussões envolvem reivindicações ligadas ao plano de carreira, pagamento de progressões salariais conhecidas como “steps”, participação nos resultados e mudanças no Metrus, plano de saúde dos funcionários.

O sindicato também vem criticando a redução do quadro de empregados ao longo da última década e a ampliação de terceirizações em atividades da companhia.

Durante a mobilização, a entidade ainda voltou a abordar temas políticos ligados às concessões ferroviárias do estado e à distribuição das receitas tarifárias entre operadores públicos e privados.

As linhas concedidas à iniciativa privada, como 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, não participavam da mobilização anunciada.