LinhaUni já testa acabamento das estações da Linha 6-Laranja

Concessionária responsável pelo ramal de metrô está realizando avaliações de soluções como pastilhas, brises, pisos e luminárias na estação Santa Marina
Iluminação sobre a escada de acesso do mezanino (Jean Carlos)

A Linha 6-Laranja deve ter suas primeiras estações abertas dentro de três anos, mas a LinhaUni, concessionária responsável pelo ramal, já iniciou os testes com materiais que serão usados no acabamento das estações.

Durante visita do site à estação Santa Marina, nesta terça-feira (24), pudemos presenciar vários itens sendo avaliados pela empresa, que vão de pisos a brises, pastilhas e luminárias.

Segundo a LinhaUni, esses materiais e equipamentos estão entre os estilos que são estudados para buscar o melhor compromisso entre qualidade, visibilidade e facilidade de manutenção.

O piso de granito e as pastilhas, por exemplo, devem ser suficientemente claros para manter uma boa iluminação interna da futura estação. Os brises também tem um papel de tornar o ambiente mais aconchegante sem prejudicar a amplidão do espaço.

A estação Santa Marina, usada como área de experiência, é a mais adiantada da obra e onde o Tatuzão Sul fez sua primeira parada, em 2022.

Escadas no acesso principal de Santa Marina (iTechdrones)

Ela foi construída pelo método de VCA invertido, quando as paredes e piso na superfície são concretados e então a escavação de cada andar é realizada até chegar a cota mínima, de 28 metros de profundidade. Até agosto, Santa Marina já havia atingido 56,14% de evolução.

A nova parada deverá ser entregue na primeira fase de operação, em 2026, juntamente com as estações Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó e Água Branca.

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9 comments
  1. Tomara que tenham o bom gosto da Linha Verde e não reproduzam o fracasso estético que ficou a Linha Amarela, cujas estações são tão poluídas pelos materiais que não há espaço pra obras de arte! Na dúvida, recomendaria deixar o acabamento no concreto aparente, neutro, evitando os excessos de cores vibrantes e as cerâmicas de má qualidade.

    1. As estações da linha verde do trecho da avenida Paulista custaram na época quase 1 bilhão de dólares, sendo as obras mais caras do metrô.

      E essas estações ficaram sem acabamento. “Bom gosto” caro esse .

    2. pior que concordo, na vdd acho que as que seguem a melhor estética são as da L5, tem o suficiente de concreto aparente e o suficiente de cores pra não deixar nem muito poluído e nem muito frio, a L4 o problema é as estações serem repletas de propagandas e a mescla das pastilhas em amarelo e cinza, se fossem como as da L5 apenas na cor da linha seria mais agradável

      1. ah é? puxa…e tao dando show numa obra muito mais complicada..e que sempre foi longa..tudo e aprendizado e investimento meu caro..no privado tem isso..ja no publico…

  2. Que bom, tomara que as estações fiquem bonitas como as primeiras da L4.
    As estações mais recentes abusam do concreto, e não tem acabamentos, ficam frias e feias.

  3. A Acciona deve caprichar no acabamento para uma boa avaliação da obra. O acabamento é o cartão postal que mais chama atenção e fica na memória do usuário o padrão de qualidade dessa unidade. Parabéns a Acciona e vamos ver o resultado. Modernidade é a tendência

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