Marcopolo Rail finaliza primeiro trem para o Chile

Primeiro trem da MarcopoloRail para o Chile (EFE)
Primeiro trem da MarcopoloRail para o Chile (EFE)

A Marcopolo Rail, fabricante brasileira de trens, finalizou a construção do primeiro trem encomendado pela EFE (Empresa de los Ferrocarriles del Estado), estatal chilena de transporte ferroviário.

A empresa ganhou o contrato para a fabricação de três composições de dois carros para operar em linhas ferroviárias de baixa densidade no trecho Talca-Constituição com 88 quilômetros de extensão e com demanda anual de 50 mil passageiros.

Interior da composição (EFE)
Interior da composição (EFE)

Cada composição tem capacidade para transportar até 80 passageiros. Os trens possuem poltronas ergonômicas com apoios de braço e mesas retráteis. A composição possui ar condicionado.

Imagens divulgadas pela EFE mostram o interior dos veículos. Alguns itens como telas na região central dos carros poderiam ser utilizados como sistema de informação e vídeo entretenimento.

Veículos possuem sanitário e espaço para cadeirantes (EFE)
Veículos possuem sanitário e espaço para cadeirantes (EFE)

Os carros também possuem sanitários acessíveis, além de local dedicado aos passageiros que utilizam cadeiras de rodas.

Composição será deslocada por caminhão ao Chile (EFE)
Composição será deslocada por caminhão ao Chile (EFE)

O investimento realizado na compra dos trens foi de US$ 15 milhões (R$ 86,1 milhões). As composições deverão ser transportadas de caminhão da sede da empresa no Rio Grande de Sul até o Chile.

6 comments
  1. Capricha um pouco mais nas informações
    Como é propulsão desse trem ?
    Qual a bits?
    Qual a sinalização ?

    1. As informações técnicas do projeto da Marcopolo não foram disponibilizadas pela empresa ou operadora.

    2. Segundo informações da Marcopolo e da EFE-Chile:

      Bitola: 1000 mm (métrica)
      Velocidade máxima: 80km/h
      Capacidade: 80 passageiros (sentados)/140 (em pé)
      Propulsão: diesel

  2. Trem não é ônibus. É um mercado de nicho, de concorrência acirrada e baixa rentabilidade. Espero que a Marcopolo desista desse delírio ou vai perder dinheiro.

  3. As grandes cidades do Brasil, tanto nas capitais como no interior, precisam muito desse tipo de transporte. Espero que a Marcopolo continue crescendo, e que os governos criem boas parcerias para expandir os trilhos Brasil afora.

Comments are closed.

Previous Post
Estação Marechal Deodoro

Linha 3-Vermelha terá operação diferenciada no domingo, 16

Next Post
Trem regional da CRRC

Jundiaí responderá pela maioria dos passageiros do Trem Intercidades

Related Posts