A Marcopolo Rail, fabricante brasileira de trens, finalizou a construção do primeiro trem encomendado pela EFE (Empresa de los Ferrocarriles del Estado), estatal chilena de transporte ferroviário.
A empresa ganhou o contrato para a fabricação de três composições de dois carros para operar em linhas ferroviárias de baixa densidade no trecho Talca-Constituição com 88 quilômetros de extensão e com demanda anual de 50 mil passageiros.

Cada composição tem capacidade para transportar até 80 passageiros. Os trens possuem poltronas ergonômicas com apoios de braço e mesas retráteis. A composição possui ar condicionado.
Imagens divulgadas pela EFE mostram o interior dos veículos. Alguns itens como telas na região central dos carros poderiam ser utilizados como sistema de informação e vídeo entretenimento.

Os carros também possuem sanitários acessíveis, além de local dedicado aos passageiros que utilizam cadeiras de rodas.

O investimento realizado na compra dos trens foi de US$ 15 milhões (R$ 86,1 milhões). As composições deverão ser transportadas de caminhão da sede da empresa no Rio Grande de Sul até o Chile.
Capricha um pouco mais nas informações
Como é propulsão desse trem ?
Qual a bits?
Qual a sinalização ?
As informações técnicas do projeto da Marcopolo não foram disponibilizadas pela empresa ou operadora.
Segundo informações da Marcopolo e da EFE-Chile:
Bitola: 1000 mm (métrica)
Velocidade máxima: 80km/h
Capacidade: 80 passageiros (sentados)/140 (em pé)
Propulsão: diesel
É tipo um Paradiso sobre trilhos, Marcopolo manda bem nos ônibus, vai mandar bem nos trens tmb.
Trem não é ônibus. É um mercado de nicho, de concorrência acirrada e baixa rentabilidade. Espero que a Marcopolo desista desse delírio ou vai perder dinheiro.
As grandes cidades do Brasil, tanto nas capitais como no interior, precisam muito desse tipo de transporte. Espero que a Marcopolo continue crescendo, e que os governos criem boas parcerias para expandir os trilhos Brasil afora.