A construção da estação Ipiranga, da Linha 15-Prata, teve a sessão de entrega de propostas realizada nesta segunda-feira, 12, com a participação de quatro consórcios. A menor proposta foi feita pelo Consórcio Expresso Ipiranga, formado pela Alya Construtora e a Coesa Construção e Montagens, que pediu R$ 448 milhões para executar o serviço, que também inclui as vias elevadas até a Vila Prudente.
A seguir, o Consórcio ESB (Engibrás Engenharia, S.A. Paulista de Construções e Comércio e a Benito Roggio e Hijos) estabeleceu um valor de R$ 449,8 milhões. Já o Consórcio Construtor Linha 15 -Prata (Heleno & Fonseca Construtécnica e Nova Engevix) propôs um preço de R$ 507 milhões e por fim o AGIS Consórcio Linha 15-Metrô-SP (AGIS Construção e AGIS Sistemas) solicitou R$ 548,8 milhões.
A próxima fase envolve a apresentação das planilhas de preços e serviços e os documentos de habilitação pelo Consórcio Expresso Ipiranga, que terá até 15 de dezembro para isso. Caso tudo esteja correto, o Metrô então fará a homologação da proposta e os preparativos para assinatura do contrato.
É nesse ponto que os demais concorrentes poderão entrar com recurso administrativo, contestando a seleção da proposta. Pelo montante expressivo e a margem apertada, essa possibilidade é bastante provável.

Mesmo consórcio de outra licitação
O Consórcio Expresso Ipiranga é formado pelas mesmas empresas que fizeram a única proposta para promover mudanças no viário da Avenida Ragueb Chohfi, por conta da implantação da extensão à leste. Esse trecho inclui as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego. A Coesa, embora homônima da empresa responsável pelas obras da Linha 17, é um braço diferente, também sob controle do grupo OAS. Já a Alya é uma construtora sediada em Caraguatatuba cujo representante em documentos oficiais é um funcionário com e-mail da empresa Queiróz Galvão.
Chamou a atenção a participação de menos proponentes nessa licitação se comparada à que selecionou o Consórcio Boa Esperança, responsável não apenas por duas estações novas da Linha 15 como também o Pátio Ragueb Chohfi. Na ocasião, nada menos que 11 participantes.
As propostas foram entregues em maio de 2021, mas apenas vencedor só foi anunciado seis meses depois. Espera-se que no caso da estação Ipiranga essa situação não se repita. O escopo da obra visa ligar o monotrilho à Linha 10-Turquesa, da CPTM, a fim de distribuir a demanda de passageiros, hoje concentrada em Vila Prudente, por conta da Linha 2-Verde.
A estação Ipiranga da Linha 15 promete ser a mais moderna e sustentável do ramal, com plataformas laterais, iluminação natural e geração de energia solar por paineis em sua cobertura. A previsão é que ela seja inaugurada em 2025.