Mesmo com metrô ainda distante, região da rua Teodoro Sampaio já passa por mudança de perfil
Lojas populares devem dar lugar a empreendimentos residenciais atraídos pelas linhas 16-Violeta, 20-Rosa e 22-Marrom
Com sorte, a primeira de três estações de Metrô previstas para a região da Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, deve surgir daqui a 10 anos, mas os efeitos causados pelas linhas 16-Violeta, 20-Rosa e 22-Marrom parecem já ter começado no mercado imobiliário.
Reportagem do jornal Folha de São Paulo revela que a área de comércio popular no entorno da rua tem perdido lojistas e muitos imóveis estão vazios há meses, já que os donos estão buscando vendê-los a grandes incorporadoras.
O fenômeno não surgiu apenas pela perspectiva de um transporte de melhor qualidade já que reflete a mudança no plano diretor da capital, que estimula centros comerciais a se transformarem em áreas residenciais, mas o metrô pode ter sido o estopim para essa transformação.
Bem localizado, o chamado baixo Pinheiros já conta com uma estação de metrô, Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela, além de Faria Lima, no Largo da Batata, porém, a região deve passar a contar com diversas possibilidades de deslocamento rápido com a implantação dos três ramais metroviários planejados para os próximos anos.
Linha 16-Violeta será estendida até o encontro com as linhas 20-Rosa e 22-Marrom, mas elas também devem mudar (Metrô CPTM)
O primeiro a chegar, pelo que tudo indica, será a Linha 16-Violeta, que terá na estação Teodoro Sampaio seu terminal a oeste. O ramal contará com 16 estações até Abel Ferreira, na zona leste, e cortará o Jardim Paulistano, Vila Mariana, Cambuci, Ipiranga, Mooca e Anália Franco.
O plano do governo do estado é lançar o leilão de concessão no início de 2026 e assinar contrato com a operadora ainda no ano que vem. A primeira fase pode ficar pronta em 2035, portanto, dentro de 10 anos.
A Linha 20-Rosa, por sua vez, deve ter o vencedor da concessão escolhido em 2027, mas como começará pelo ABC Paulista, a chegada em Pinheiros pode demorar muitos anos.
Por fim, a Linha 22-Marrom chegará ao bairro na estação Cardeal Arcoverde, porém, encontra-se na fase de projeto funcional e não deve ser leiloada tão cedo.
A despeito disso, o panorama no entorno da Teodoro Sampaio deverá mudar significativamente até que o primeiro trem cruze o subterrâneo da região, uma espera que promete causar ansiedade em novos moradores.
