Metrô alterou conexão das linhas 20-Rosa e 22-Marrom em Pinheiros
Companhia deslocou eixo das vias do ramal entre Cotia e Sumaré para a Rua Cardeal Arcoverde, motivando a mudança do local estação Teodoro Sampaio

A futura estação “Teodoro Sampaio” mudou de lugar. Ponto de conexão entre as linhas 20-Rosa e 22-Marrom do Metrô, a parada será deslocada para o eixo da Rua Cardeal Arcoverde, afirmou a companhia ao jornal SP2, da TV Globo.
O motivo oficial é que a equipe de planejamento do Metrô alterou o eixo por onde a Linha 22 passaria no bairro de Pinheiros, da Rua Teodoro Sampaio para a Cardeal Arcoverde, em virtude de impedimentos no subsolo, explicou o gerente de planejamento Luiz Antonio Cortez.
Com isso, a estação deixará de ocupar terrenos entre as ruas Dr, Virgílio de Carvalho Pinto e Joaquim Antunes e deve ser construída em uma área próxima ao Cemitério São Paulo.
O anúncio da mudança ocorre após reportagens na grande mídia mostrarem protestos de moradores de uma vila em Pinheiros, que seria desapropriada para construção da estação.
O Metrô, no entanto, afirmou ao jornal que a alteração foi de cunho técnico, não tendo relação com a repercussão sobre a vila de casas. Quanto ao nome da estação, a companhia não citou uma potencial mudança para “Cardeal Arcoverde”, o que faria sentido já que a nova configuração está distante da rua Teodoro Sampaio.

Linha 20-Rosa em projeto básico
O SP2 cometeu alguns enganos em sua reportagem que merecem ser esclarecidos. Na ilustração mostrada, a Linha 20 aparece paralela com a Linha 22 quando na verdade ela cruzará a região em direção à estação Girassol no sentido de Santa Marina.
O ramal Rosa também não está na fase de contratação de obras e sim em meio ao projeto básico e estudos variados. O governo do estado ainda não definiu como colocará a Linha 20 em leilão já que trabalha para resolver impasses relacionados ao trecho no ABC Paulista.
Já o Lote 1, entre Santa Marina e Abrãao de Morais, na capital, teve os imóveis anunciados para desapropriações.

A Linha 20-Rosa tem passado por várias alterações de traçado com o passar do tempo. Originalmente o ramal iria da região de Rudge Ramos, em São Bernardo, até a Lapa, mas o fim da Linha 18-Bronze fez o Metrô esticar o trajeto até o eixo da Linha 10-Turquesa.
Na outra ponta também houve uma expansão até Santa Marina para promover a interligação com a Linha 6-Laranja.
A mudança mais surpreendente, no entanto, foi eliminar um grande trecho da linha sob a Avenida Faria Lima, numa região de escritórios e grande trânsito de veículos. Em vez disso, a Linha 20 seguirá por baixo dos Jardins sem que uma estação seja construída nesse trecho.
E nada de colocar logo a Linha 16 – Violeta nesse encontro?
É literalmente uma estação após o atual terminal em Oscar Freire, apenas 1,4KM para ter uma estação de conexão tripla na Zona Oeste.
a L16 tá bem longe de ter um traçado definitivo, é possível q nem até oscar freire ela chegue