Metrô abre licitação para naming rights da Estação Vergueiro da Linha 1-Azul

Uma nova marca poderá ser associada ao nome da estação. Projeto prevê pagamento mensal de receitas ao Metrô e modernização da comunicação visual em toda a estação

Estação Vergueiro terá nomes concedidos (Jean Carlos)
Estação Vergueiro terá nomes concedidos (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo pretende avançar com a concessão do direito renomeação parcial das estações. A mais nova licitação aberta negociará o nome da Estação Vergueiro da Linha 1-Azul.

Segundo publicação feita no Diário Oficial, o Metrô pretende realizar a concessão onerosa do direito de nomeação parcial da estação Vergueiro que contemplará remuneração e encargos na implantação e manutenção.

A sessão pública de recebimento de propostas está marcada para 25 de setembro às 10h na sede da empresa na Rua Boa Vista, 175.

Os chamados naming rights são uma forma de obtenção de receita não tarifária onde o nome da estação é parcialmente modificado, sendo atrelado à alguma marca que passa a compor a nomenclatura do local.

Estação Vergueiro da Linha 1-Azul (Jean Carlos)
Estação Vergueiro da Linha 1-Azul (Jean Carlos)

O Metrô recebe parcelas mensais da empresa detentora do nome durante alguns anos, cabendo a dona da marca a troca de toda a comunicação visual da estação e seus reparos ao longo do tempo. Veja algumas das estações nomeadas:

Totem da estação Paulista-Pernambucanas (Jean Carlos)
Totem da estação Paulista-Pernambucanas (Jean Carlos)

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A discussão sobre a troca dos nomes das estações geralmente divide opiniões. Se por um lado o Metrô consegue aumentar suas receitas, por outro o custo para troca de mapas pode encarecer o projeto, além das confusões por parte dos passageiros devido à troca da nomenclatura.

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Marco
Marco
1 ano atrás

Estações Pompéia – Allianz Parque e Pacaembu – Mercado Livre Arena são dois nomes que não seriam agressivos na mudança de títulos.

A Acciona precisa começar a trabalhar nisso.

Davi
Davi
1 ano atrás
Responder para  Marco

No caso de Pompéia, se chamará Sesc – Pompéia. Então acrescentar Allianz Parque ficaria muito longo. O mesmo acontece com Pacaembu que a estação se chama FAAP – Pacaembu. Em ambos os casos, além do nome ficar muito grande também seriam duas marcas atreladas a mesma estação.

Marco
Marco
1 ano atrás
Responder para  Davi

Nem Sesc nem FAAP são naming rights, então eles podem ser removidos, até porque tem vários Sescs perto de estações de Metrô e nenhuma outra tem SESC no nome.

Davi
Davi
1 ano atrás

Enquanto isso, o naming de Brigadeiro que foi leiloado há meses continua sem uma marca interessada, mesmo com uma agência de publicidade buscando…
Esse projeto é um fracasso, somente os 3 primeiros leilões deram certo, depois as marcas perceberam a furada

Gabriel Nascimento
Gabriel Nascimento
1 ano atrás

Não se deram conta ainda o quanto essa ideia de naming rights é péssima e com retorno financeiro aquém do esperado. Já basta os terminais de estações com diversos quiosques não alocados e que se tornaram elefantes brancos.

Marco
Marco
1 ano atrás
Responder para  Gabriel Nascimento

“Retorno não esperado”? O contrato é de preço fixo. Não importa se vão passar 10 mil ou 1 milhão de pessoas na estação, o pagamento anual pelo nome será o mesmo.

Tiago
Tiago
1 ano atrás

sabe quanto o metrô recebe da estação saúde via essa empresa que ele contratou e licitação 30.000 reais sem não tivesse essa burrocaria pública ia ser bem mais

Jeferson
Jeferson
1 ano atrás
Responder para  Tiago

Qual marca investiria na estação Vergueiro ? Local morto e sem conotação social.