Destaques Linha 5

Metrô amplia operação assistida das novas estações da Linha 5 no dia 13

Horário de funcionamento passará a ser das 9h às 16h ainda sem cobrança de tarifa. Operação será expandida gradativamente, diz Metrô

Trem da Frota P: testes com CBTC ainda não estão concluídos (CMSP)

Depois de muita expectativa, o Metrô anunciou nesta sexta-feira (10) que o horário de funcionamento das novas estações da Linha 5-Lilás será ampliado por mais duas horas durante o dia. A partir de segunda-feira (13) o trecho entre Adolfo Pinheiro e Brooklin e que inclui também as estações Alto da Boa Vista  Borba Gato, passará a abrir às 9 horas e fechar às 16 horas, ou seja, uma hora a mais durante a manhã e uma hora a mais durante a tarde.

O trecho seguirá em operação assistida que quer dizer que não haverá cobrança de tarifa. Além disso, os passageiros terão de desembarcar em Adolfo Pinheiro se quiserem seguir viagem para as demais estações – será preciso pagar passagem a partir desse ponto.

A ampliação do horário da operação assistida foi antecipada em primeira mão pelo secretário dos Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni ao blog MetrôCPTM nesta semana. Ainda assim, ele previu que a aguardada operação comercial (com horário pleno e pagamento de passagem) deve ocorrer ainda em novembro.

A Linha 5 será novamente fechada neste domingo (12) para mais testes com o sistema de sinalização e comunicação, o CBTC. Segundo disse Pelissioni, há ainda algumas dificuldades com esse sistema que controla os trens. Um deles seria o sistema de telecomunicações, que utiliza um padrão mais novo e que não se mostrou confiável no novo trecho.

Por essa razão, a previsão não oficial de abertura plena nesta semana acabou não se concretizando.

Veja também: Linha 7-Rubi terá trem expresso

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Leave a Comment