Abertura de novas estações da Linha 5-Lilás fica para 2018

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, secretário de Transportes Metropolitanos alega problemas com fornecedores
Estação Eucaliptos em outubro de 2017
Estação Eucaliptos deve ser a próxima a ser entregue

Como o blog havia cravado no distante mês de fevereiro, parte das estações em obras da Linha 5-Lilás prometidas pelo governador Geraldo Alckmin para 2017 só serão entregues no ano que vem. É o que reconheceu Clodoaldo Pelissioni, secretário dos Transportes Metropolitanos, pasta que comanda o Metrô, a CPTM e a EMTU, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Segundo ele, as seis estações que Alckmin pressionava para entregar até dezembro só serão abertas e de forma parcial a partir de 2018. A ordem, segundo Pelissioni, é a seguinte:

Janeiro de 2018 – Estação Eucaliptos (em frente ao Shopping Ibirapuera)
Fevereiro de 2018 – Estações Moema, AACD-Servidor e Hospital São Paulo
Abril de 2018 – Estações Santa Cruz (ligação com a Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (conectada à Linha 2-Verde)

O novo cronograma é mais coerente com a evolução das obras, acompanhada de perto pelo blog, porém, ainda obedece ao calendário eleitoral de 2018. Até abril, o governador pode participar de inaugurações de sua gestão – após isso precisará se descompatibilizar do cargo para concorrer à presidência, como deseja.

De acordo com o secretário, problemas com os fornecedores impediram que o cronograma original fosse cumprido. No lote que envolve as estações Moema e Eucaliptos a dificuldade envolve um poço de ventilação entre elas, já em Santa Cruz e Chácara Klabin, construídas por um consórcio que inclui a Odebrecht, é o trabalho de acabamento que teria causado o atraso. Como os recursos acabaram, o Metrô precisou relicitar a finalização dessas estações para outro consórcio.

Na semana passada, durante a reabertura da Galeria Borba Gato, Pelissioni conversou com o Metrô CPTM e já adiantava que as seis estações poderiam atrasar, mas que isso só seria definido no final do mês. E tudo leva a crer que a estratégia de abertura com trabalhos por fazer será repetida, como no caso das três primeiras estações. Em vídeo divulgado pelo Metrô, já se nota que as estações Moema e Eucaliptos abrirão sem as portas de plataforma que só deverão ser instaladas futuramente.

Mesmo que as datas fornecidas desta vez sejam cumpridas, o blog alerta mais uma vez que se tratam de aberturas parciais, ou seja, com operação restrita a horários e poucos trens. A abertura comercial do novo trecho por completo só deve ocorrer no segundo semestre, a princípio. Só aí a população que circula pela Zona Sul sentirá os efeitos benéficos da expansão da Linha 5.

Total
1
Shares
7 comments
    1. Mauro, a extensão da Linha 5 até Jardim Ângela ainda está numa fase de projeto inicial. Sendo bem realista, melhor não esperar por ela nos próximos cinco anos.

  1. Mauro, também moro nesta região, mandei email para o metrô e eles disseram que a prioridade é terminar a linha are a chacara klabin. Caso se fizer algum estudo novamente na região pois l precisa e muito do metrô deve começar em 2019 , com o próximo governador mas eles disseram no email que não tem pre visão.

  2. a situação da estação jardim Angela e a mesma da estação Taboão da Serra depois da inauguração em 2019 sera feita uma nova licitação para o trexo de 3 km davila sonia ate a praça central de Taboão da Serra e sera concluida ate 2022 e tanhamos conciencia que o tramimite licitatorio e muito complicado e so uma das concorrente entrar com um processo para atrazar tudo e muito complicado uma obra dessa mais que vai ser feita isso vai pode acreditar e a unica saida para voces do ANGELA COMO NOS AQUI NA SUDOESTE.OBRIGADO

  3. Ola Boa tarde
    Gostaria de saber quando o Parque das bicicletas irá ser reaberto na totalidade tendo em vista que as obras nesta área ja acabaram e a previsão era novembro 2017.
    Obrigado

Comments are closed.

Previous Post

Metrô amplia operação assistida das novas estações da Linha 5 no dia 13

Next Post

Expresso da Linha 10-Turquesa terá horário de funcionamento ampliado

Related Posts