Metrô Bahia ganha nova estação na Linha 1

Estação Campinas foi entregue nesta quarta-feira (14) e estendeu o sistema em mais 1,5 km. Expectativa de demanda é de 15 mil passageiros ao dia

Estação Campinas (Rafael Martins/GOV BA)
Estação Campinas (Rafael Martins/GOV BA)

O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, operado pela CCR Metrô Bahia, ganhou uma nova estação nesta quarta-feira (14). A estação Campinas do tramo 3 da Linha 1 estendeu os serviços em 1,5 km.

Atualmente o novo trecho opera em modalidade assistida com tarifa gratuita entre as estações Pirajá e Campinas.

A nova estação recebeu 214,4 milhões de reais em investimentos, possuindo três pavimentos, três elevadores, cinco escadas rolantes além de um bicicletário.

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Estação Campinas (Rafael Martins/GOV BA)
Estação Campinas (Rafael Martins/GOV BA)

A estimativa do governo é de que a nova estação de Campinas possa acrescentar cerca de 15 mil novos passageiros ao sistema metroviário.

A expansão do Metrô Bahia ainda prevê uma nova parada, a estação Águas Claras/Cajazeiras, que deverá ser conectada a um terminal de ônibus permitindo a distribuição e captação de passageiros.

Ao todo, a Linha 1 do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas terá 38km de extensão com 10 estações. A Linha 2 possui 12 estações com expectativa de construção de uma nova parada. O sistema transporta diariamente 350 mil passageiros por dia.

Estações do Metrô Bahia (CCR)
Estações do Metrô Bahia (CCR)
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Bruno Ventura
Bruno Ventura
2 anos atrás

Sempre bom ver outros sistemas metroviários se expandindo pelo Brasil.

Lucas
Lucas
2 anos atrás

Agora faltam retomar as obras do monotrilho por lá.

Leoni
Leoni
2 anos atrás

Com relação aos Trens metropolitanos removidos para as obras do monotrilho da BYD que eram para estar operando agora em 2023, em que situação estão, espero que não ocorram como daqueles 7 km do Metrô de Salvador-BA iniciais num total de 12 km, iniciado em 2000, e que não tinham sido montados até maio de 2013 com o pagamento de aluguel de ~ R$80.000,00 mensais para as composições ficarem armazenadas sem utilização desde a época de sua entrega ~6 anos, foram especificadas, de forma que não puderam ser emprestadas para outras capitais, pois foram concebidas de forma divergente das existentes em uso no Brasil nas maiores capitais brasileiras, enquanto aguardavam a conclusão das obras, numa clara demonstração de manipulação e despreparo dos governantes envolvidos, sendo motivos de descréditos e piadas pela população e na mídia.

Leonardo
Leonardo
2 anos atrás

Obrigado ao Governo do PT da Bahia por mais uma obra exemplo pro Brasil todo!!

ND
ND
2 anos atrás
Responder para  Leonardo

Se fosse PSDB ou bolsonarista iam querer colocar BRT no lugar (sendo que nem isso fazem). E ainda privatizariam depois de gastar dinheiro público pra fazer.

Daniel Francis
Daniel Francis
2 anos atrás
Responder para  ND

O PSDB governou São Paulo por 28 anos. Ele fizeram e desfizeram estações de metrô e trem, colocaram e retiraram BRT. Pare mentir ND.

Eduardo
Eduardo
2 anos atrás

A CCR e boa lá. Porque é criticada em SP?

Daniel Francis
Daniel Francis
2 anos atrás
Responder para  Eduardo

Porque um monte de incautos, por serem contra privatizações, por motivos ideológicos, arranjaram um bode expiatório com a recente concessão das linhas 8 e 9 da CPTM. Sendo que a CCR há anos controla as linhas 4 e 5, e ninguém fazia essa propaganda toda.
Agora, eu sou contra a CCR ganhar a concessão de mais linhas, pois apenas substitui o monopólio estatal pela CCR. E se ela tem toda a malha metropolitana na mão, sem concorrência, não vai ter incentivos para prestar um bom serviço, mesmo que os contratos das concessões à obrigue.

Tibério
Tibério
2 anos atrás

Faltou uma informação fundamental importantíssima que foi omitida, se o governo do Estado fez um cambalacho e bancou inclusive com os preços das passagens todas as despesas com a CCR Metrô Bahia como faz o de São Paulo, só a partir destas informações é que poderemos avalizar esta concessão se foi benéfica ou não!?

guile
guile
2 anos atrás
Responder para  Tibério

precisa ser analisado o edital com calma, mas por questão de lógica acho muito difícil que essa concessão seja benéfica do ponto de vista financeiro. os caras precisam lucrar.

JULIA
JULIA
2 anos atrás

muito bom salvador tem 2 milhões de habitantes 2 linhas de metro atende a cidade perfeitamente.cada capital tem realidades diferente e necessidades diferentes em transporte publico quem precisa de obras no metro urgentemente é o RIO Mas com aquele governador miliciano acho difícil.