Metrô conclui instalação de portas de plataforma na Linha 5-Lilás

Portas de plataforma na estação Santo Amaro (CMSP)

Após uma longa espera, o Metrô de São Paulo finalmente concluiu a instalação das portas de plataforma na Linha 5-Lilás. Depois de sucessivos atrasos na entrega e implantação pela canadense Bombardier (atualmente parte da Alstom), a partir deste domingo, 20, pode-se afirmar que o equipamento está em operação em todas as suas 17 estações, meta que deveria ter sido atingida em 2021.

A única estação que ainda não possuía as fachadas ativas, Santo Amaro passou a operar comercialmente, conforme anúncio do presidente do Metrô, Silvani Pereira, em suas redes sociais. Com isso, finaliza-se um processo que levou quase oito anos, desde que a estação Adolfo Pinheiro foi aberta.

A instalação das portas de plataforma, também conhecidas pela sigla em inglês PSD (Platform Screen Doors), foi contratada juntamente com o sistema CBTC, de controle de trens, como parte do projeto de expansão do ramal localizado na Zona Sul. Originalmente, o Metrô abriu a Linha 5 em 2002 com o sistema ATC em seis estações, mas a segunda fase, com outras 11 paradas, previu as portas de plataforma desde sua concepção.

A Bombardier, no entanto, teve inúmeros atrasos na sua implantação. Em 2014, a estação Adolfo Pinheiro, primeira da nova fase, foi aberta com PSDs operando de forma provisória. Quando o governo Alckmin inaugurou as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin em setembro de 2017, apenas a última contava com estruturas parciais montadas. Já ciente dos problemas com a empresa canadense, o Metrô finalizou várias estações com plataformas integrais, sem marcação para o encaixe das fachadas.

Portas de plataforma da estação Adolfo Pinheiro, que estrearam em 2014 (CMSP)

Depois de trocar de fornecedor, a Bombardier enfim conseguiu resolver os gargalos e iniciar um cronograma factível, mas que mesmo assim somente agora foi concluído. Agora a Linha 5 se junta às linhas 4-Amarela e 15-Prata como as que possuem portas de plataforma em todas as estações.

A Linha 2-Verde, por sua vez, oferece o recurso em quatro das 14 estações enquanto a Linha 3-Vermelha, apenas em uma. Já a Linha 1-Azul já conta com as estruturas finalizadas em Jabaquara e Tucuruvi, porém, ainda não operacionais, o que é previsto para este mês.

Nos próximos anos, a maior parte das estações de Metrô em São Paulo terá PSDs, o que amplia a segurança para os passageiros e reduz atrasos e imprevistos.

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