Metrô admite atraso na expansão da Linha 2-Verde até Penha

Em post em rede social, presidente da companhia previu abertura da estação Anália Franco apenas em 2026, um ano após o cronograma original
Canteiro de obras do Complexo Rapadura (iTechdrones)

O que já era evidente tornou-se mais “oficial”: a inauguração da expansão da Linha 2-Verde do Metrô até Penha deve atrasar ao menos um ano. Em vez de 2025, o primeiro trecho de quatro estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) deverá ser aberto apenas em 2026.

A informação foi revelada por um post do presidente do Metrô, Silvani Pereira, no Instagram. “Prevista para ficar pronta em 2026, Anália Franco está no estágio de obras com escavação e concretagem das chamadas “paredes diafragmas” do poço principal de 40 metros de profundidade“, escreveu o executivo, citando uma das quatro estações desse trecho.

O prazo maior não surpreende já que os problemas enfrentados no Complexo Rapadura, um canteiro de obras que servirá de partida para o tatuzão que escavará os túneis, ficou interditado pela Justiça por quase um ano. Os trabalhos só começaram efetivamente em setembro do ano passado e a tuneladora deve chegar ao local no início de 2023, pelo que o site calcula.

Ou seja, como a abertura dos túneis é crucial para que outras etapas das obras possam avançar era natural que o cronograma original fosse afetado. As quatro estações da segunda fase (Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha) não foram citadas no post, porém, deverão ser inauguradas além de 2026, como previsto, por conta da dependência do mesmo tatuzão para abrir os túneis das vias.

Obras na estação Penha avançam, mas trecho também deve ser afetado pelo atraso (iTechdrones)

Rara visita

O post de Silvani se referia à visita do governador João Doria às obras da futura estação. O tucano, que está nos últimos dias de seu mandato já que irá deixar o cargo para concorrer à eleição presidencial em outubro, raramente foi visto nesses canteiros desde que o projeto começou a ser implantado.

No comunicado enviado pelo governo do estado sobre a visita, não há qualquer menção a prazos de entrega, apenas dados técnicos sobre a obra de 8,3 km. Segundo ele, o novo trecho da Linha 2-Verde contará com 22 novos trens, 175 escadas rolantes e 53 elevadores.

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3 comments
  1. dificil entender a lógica desta obra.

    Shild parte do rapadura para vila prudente, desmonta, monta na penha em direção a rapadura, desmonta, monta em penha para guarulhos ?????? So de monta desmonta , vai um enorme recurso monetário, tempo entao nem se fala.

    1. Isso deve acontecer provavelmente por não ter espaço suficiente, nem um canteiro de obras grande como o Rapadura na Vila Prudente pra começar os trabalhos das 4 estações iniciais. Agora o porquê dele não ser remontado no próprio Rapadura pra seguir em direção a Penha, pra depois seguir em direção a Guarulhos eu também não entendi.

      Provavelmente porque a extensão até a Dutra não deve sair do papel pelo menos por uma década ainda, então não estão preocupados com isso agora. E remontar o shield depois deve realmente gerar uma graninha extra aos envolvidos.

      1. O shield não sai de vila prudente pois não existe espaço lá mesmo, o shield vai ir do Complexo Rapadura até a Estação Orfanato e volta a ser demonstado e montado na Penha pra seguir até complexo rapadura novamente, o trecho entre a Estação Orfanato e Vila Prudente será feito em NATM ao invés do shield, acredito que não há como ir de Orfanato a Penha de uma vez por que a estação é feita em NATM já com grandes proporções diferente do complexo rapadura e um poço além de penha em que o shield vai ser montado.

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