Metrô confirma mudança de nomes de várias estações da Linha 19-Celeste

Companhia trouxe novos nomes de estações do ramal em relatório. Site havia antecipado alteração em agosto do ano passado. Estação Fernão Dias aparece no lugar de Paulo Freire
Mapa futuro da rede metroferroviária de São Paulo
Mapa futuro da rede metroferroviária de São Paulo (CMSP)

Um bom termômetro sobre a maturidade de um projeto de nova linha é quando o Metrô altera o nome de uma ou mais estações, seguindo o chamado estudo de toponímia.

É nesse momento que se constata que o empreendimento já atingiu um estágio em que está perto de virar realidade. Seguindo esse raciocínio, a companhia do estado confirmou as novas denominações para cinco das 15 estações da Linha 19-Celeste.

A nomenclatura atualizada surgiu no Relatório Integrado de 2023, publicado nos últimos dias e confirma as mudanças antecipadas por este site em agosto do ano passado.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Mudanças à vista nas estações da Linha 19-Celeste
Mudanças à vista nas estações da Linha 19-Celeste

A maior parte das mudanças está em paradas que ficarão na Zona Norte de São Paulo. A antiga estação Curuçá, por exemplo, se chamará Santo Eduardo enquanto a sequência de “jardins” (Jardim Japão e Jardim Brasil) foi rebatizada como Cerejeiras e Vila Sabrina.

Em Guarulhos, o Metrô apenas acrescentou o termo “Centro” na estação que antes de chamava apenas “Guarulhos”. De fato, com tantas paradas dentro do município é de bom tom especificar qual delas está na região central.

A última mudança envolve a antiga estação Pari, que ganhou o nome de “Cerealista”. Embora o tradicional bairro mereça uma estação para chamar de sua fato é que a localização, em meio à toda rede de comércio de alimentos parece fazer mais sentido.

Linha 22-Marrom vê nome mudar e pátio aparecer
Linha 22-Marrom vê nome mudar e pátio aparecer

Fernão Dias confirmada enquanto o Pátio “Paulo Freire” desaparece

Os mapas do relatório também trazem pequenas alterações na Linha 22-Marrom, cuja estação “Monte Belo” virou “Jardim Ester”, e na Linha 2-Verde, que terá a estação “Gabriel Mistral” em vez de Tiquatira. O primeiro nome é proposta da CPTM para a interligação das linhas 12-Safira e 13-Jade com a Linha 2.

Além disso, o Metrô confirmou a substituição da estação “Paulo Freire” por “Fernão Dias”, e que causou celeuma no ano passado, que viram no ato uma interferência do governador Tarcísio de Freitas, de viés direitista.

Embora o local seja vizinho da rodovia federal que liga São Paulo à Minas Gerais, houve quem apontasse a mudança à eliminação da referência ao educador, celebrado por ideologias à esquerda do espectro político.

Cadê o Pátio Paulo Freire? Sumiu na versão 2023...
Cadê o Pátio Paulo Freire? Sumiu na versão 2023…

Pode ter sido isso mesmo? Difícil ter certeza, mas a ausência do Pátio Paulo Freire nos mapas dá pano para manga.

Todas as ilustrações trazem a localização de pátios, inclusive ramais ainda em estudo como a Linha 16 (pátio na Mooca) e a Linha 20 (pátios Santa Marina e Santo André).

Já a Linha 2-Verde cita o Complexo Rapadura, onde haverá um estacionamento de trens, mas nada de pátio que até recentemente mantinha a denominação ligada à avenida que passa ao seu lado.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
26 comments
  1. Alguem sabe dizer se há um novo mapa futuro das estações? Que considere todas as mudanças e planos atuais

  2. Guarulhos Centro é ridículo. Pela lógica, teria que rebatizar outras pra Mogi das Cruzes – Centro, Osasco – Centro, Itaquaquecetuba – Centro, Itapevi – Centro… HORRÍVEL. Apenas “Guarulhos” é mais do que suficiente.

    A mudança de Pari pra Cerealista também não me agrada, primeiro porque o bairro tem que se sobressair e segundo porque o nome curto facilita no dia a dia.

    1. Eu concordo plenamente, Pari além de ser curto, é fácil de lembrar e pronunciar, gostaria de saber quem foi o cabeça q mudou pra Cerealistas, achei bem sem noção.

      Quanto aos Jardins, até q faz sentido a mudança, pq ficaria o nome Jardins repetivdo várias vezes, agora Curuçá, também deveria prevalecer pq é o nome do bairro, e Santo Eduardo, é longo e composto.

      1. No caso da Estação Santo Eduardo tá certinho,pq é o nome da Praça onde estará localizado e é o ponto bem conhecido, Curuçá nesse caso é o nome da rua, e não do bairro, aí sim poderia confundir com o bairro da zona leste

      2. Curuçá não é o nome do bairro, seria referência a rua com esse nome e creio para evitar confusão com a Vila Curuçá da Zona Leste pois ali é no Centro da Vila Maria, Santo Eduardo é nome da praça em questão onde deve ficar localizada a estação.

    2. Estação “Pari” não faria sentido, pois a estação não vai ficar no Pari, e sim no Brás, mais especificamente na região do Brás chamada “Zona Cerealista”, que, aliás, seria o nome mais adequado à estação, pois já é usado há mais de um século para se referir a essa região.

      1. O Mercado do Pari e o Largo do Pari distam a cerca de 250m da onde deverá ser a estação. Pari é melhor nomenclatura.

  3. A justiça havia proibido o metrô de alterar o nome de Paulo Freire para Fernão Dias, o/a juiz(a) voltou atrás? Teve alguma atualização sobre isso?

    1. Fernão Dias é muito mais referencia para o local, aceitem o fato e parem com essa discussão inútil e politizada.

      1. Vc sabe ler? Em q momento eu falei de política? E a estação vai ficar localizada na Av. Educador Paulo Freire, e não na rodovia Fernão Dias, quem deveria aceitar é vc.

      2. Não é, a estação fica no meio do nada cuja única referência é a Avenida Educador Paulo Freire e o Rio Cubuçu de Cima, se alguma estação deveria se chamar Fernão Dias seria a estação Jardim Julieta que está colada numa saída da rodovia e me espanta o projeto da estação não contemplar um terminal de ônibus nela, nem que seja pequeno, essa sim deveria ser a estação Fernão Dias cuja maior referência é a saída da Fernão Dias e o próprio bairro Jardim Julieta, toda a questão de mudança dessa estação é completamente ideológica, pq de fato a estação está muito longe da rodovia e a única referência é a própria avenida ou o rio

    2. A Avenida no local da estação se chama Educador Paulo Freire. Infelizmente, o governador joga para seu público, negando o local onde será construída.

  4. Esse estudo de toponímia está muito controverso.. As mudanças que deveriam ser para melhor estão deixando as estações com nomes grandes e/ou sem referencia clara a região. Estações da L15 por exemplo a maioria com “Vila” e “Jardim” no nome, essa nova alteração nas futuras estações tambem são exemplos. Felizmente Sé, Saúde, Pedro II e tantas outras foram imauguradas há décadas quando realmente prezavam por nomes curtos e diretos com referencia clara a região, sem precisar fazer diversas analogia e ligações para entender porq a estação tem determinado nome. Se essas mesmas estações fossem inauguradas hoje teríamos “Praça da” Sé, “Bosque da” Saúde” “Dom” Pedro II e etc.

  5. Esses estudos poderiam ter uma análise com a população desses locais.

    Por exemplo, na L2 acredito que se adequaria Parque Novo Mundo, Paulo Freire é uma segunda opção. Agora Fernão Dias destoa um pouco, tecnicamente a rodovia só inicia no complexo de acesso a Via Dutra.

    Na L19 Cerealista faz referência aos comércios desse ramo próximo, mas acredito que Estado seria mais compreensivo pela avenida.

    E Jardim Julieta é um nome bem contraditório, eu moro próximo dessa região e ali é generalizado como Vila Sabrina inclusive, uma alternativa seria colocar o nome da avenida do Poeta que é uma travessa.

  6. Outra mudança relevante que nao citaram é a volta da “Chácara do Jockey” na Linha 4, que era o nome original mas em 2021 tinha sido mudada de local e ia se chamar “Guilherme Dummont Vilares”. Agora retomaram o projeto original, ao lado do parque.

  7. Guarulhos Centro é totalmente desnecessário. Os próprios moradores de Guarulhos, não chamam o local de “centro” chamam de Guarulhos mesmo. O que não é errado, porque é a sede do município. O guarulhense chama os bairros pelo nome (vila Galvão, Cecap, Cumbica), e o centro chamam de Guarulhos, comum dizer: “vou em Guarulhos “ mesmo estando na cidade, porque todo mundo sabe que está se referindo ao centro. E quanto as outras cidades (Osasco, Barueri, Jandira, Itaquaquecetuba) já pensou se saíssem acrescentando centro ao nome de todas? Ridículo. Até mesmo Guarulhos-Cecap já é há mais. Todo mundo sabe que Cecap é Guarulhos oras kkkkkk.

  8. Esse estudo de toponímia parece estar claramente influenciado por gostos pessoais… A maioria dos nomes foi mudado pra pior.

  9. Guarulhos Centro, nem fica tão no centro assim .. fica ao lado, então seria mais fácil, colocar: “4º CENTENÁRIO” todos sabem que é ao lado, ou similar,
    se está colocando “guarulhos” em quase tudo , colocasse : GUARULHOS DUTRA, GUARULHOS ITAPEGICA, GUARULHOS BOSQUE MAIA, GUARULHOS CECAP, veja q nem faz sentido…. vamos simplificar??

  10. o mais importante não é a mudança de nome, em vez de gastar energia se o nome é pequeno, grande, vamos focar toda energia nas construções das estações, isso sim é o principal, atender bem a população, encurtar caminhos e dar dignidade e mais ganho de tempo para a população ficar mais com sua família, já que a vida é curta.

  11. Aproveitando…
    Alguém reparou que, nesse novo mapa futuro da rede, a Linha 10–Turquesa faz terminal na Barra Funda em vez de fazer na Luz?
    Pelo que sei, com o fim do Serviço 710, o terminal da L10 seria ou será na Luz mesmo.
    🤔🤔

  12. Quase todos os nomes que saíram ou são indígenas ou parecem, lembrando que o estado de São Paulo tem essa característica de usar muito das palavras (nomes) indígenas, Ubatuba, Anhanguera, Anhangabaú, Piracicaba…
    Seria mera coincidência?

Comments are closed.

Previous Post
Metrô realiza obras do sistema de energia da Linha 17-Ouro (Jean Carlos)

Metrô já prepara ligação elétrica da Linha 17-Ouro na Estação Campo Belo

Next Post
Trem Innovia 300 em fabricação na China

Frota S dará nome aos 19 novos trens que irão operar na Linha 15-Prata

Related Posts