Um bom termômetro sobre a maturidade de um projeto de nova linha é quando o Metrô altera o nome de uma ou mais estações, seguindo o chamado estudo de toponímia.
É nesse momento que se constata que o empreendimento já atingiu um estágio em que está perto de virar realidade. Seguindo esse raciocínio, a companhia do estado confirmou as novas denominações para cinco das 15 estações da Linha 19-Celeste.
A nomenclatura atualizada surgiu no Relatório Integrado de 2023, publicado nos últimos dias e confirma as mudanças antecipadas por este site em agosto do ano passado.
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A maior parte das mudanças está em paradas que ficarão na Zona Norte de São Paulo. A antiga estação Curuçá, por exemplo, se chamará Santo Eduardo enquanto a sequência de “jardins” (Jardim Japão e Jardim Brasil) foi rebatizada como Cerejeiras e Vila Sabrina.
Em Guarulhos, o Metrô apenas acrescentou o termo “Centro” na estação que antes de chamava apenas “Guarulhos”. De fato, com tantas paradas dentro do município é de bom tom especificar qual delas está na região central.
A última mudança envolve a antiga estação Pari, que ganhou o nome de “Cerealista”. Embora o tradicional bairro mereça uma estação para chamar de sua fato é que a localização, em meio à toda rede de comércio de alimentos parece fazer mais sentido.
Fernão Dias confirmada enquanto o Pátio “Paulo Freire” desaparece
Os mapas do relatório também trazem pequenas alterações na Linha 22-Marrom, cuja estação “Monte Belo” virou “Jardim Ester”, e na Linha 2-Verde, que terá a estação “Gabriel Mistral” em vez de Tiquatira. O primeiro nome é proposta da CPTM para a interligação das linhas 12-Safira e 13-Jade com a Linha 2.
Além disso, o Metrô confirmou a substituição da estação “Paulo Freire” por “Fernão Dias”, e que causou celeuma no ano passado, que viram no ato uma interferência do governador Tarcísio de Freitas, de viés direitista.
Embora o local seja vizinho da rodovia federal que liga São Paulo à Minas Gerais, houve quem apontasse a mudança à eliminação da referência ao educador, celebrado por ideologias à esquerda do espectro político.
Pode ter sido isso mesmo? Difícil ter certeza, mas a ausência do Pátio Paulo Freire nos mapas dá pano para manga.
Todas as ilustrações trazem a localização de pátios, inclusive ramais ainda em estudo como a Linha 16 (pátio na Mooca) e a Linha 20 (pátios Santa Marina e Santo André).
Já a Linha 2-Verde cita o Complexo Rapadura, onde haverá um estacionamento de trens, mas nada de pátio que até recentemente mantinha a denominação ligada à avenida que passa ao seu lado.
Alguem sabe dizer se há um novo mapa futuro das estações? Que considere todas as mudanças e planos atuais
Você acha no PDF dos empreendimentos do metrô de 2023
Guarulhos Centro é ridículo. Pela lógica, teria que rebatizar outras pra Mogi das Cruzes – Centro, Osasco – Centro, Itaquaquecetuba – Centro, Itapevi – Centro… HORRÍVEL. Apenas “Guarulhos” é mais do que suficiente.
A mudança de Pari pra Cerealista também não me agrada, primeiro porque o bairro tem que se sobressair e segundo porque o nome curto facilita no dia a dia.
Eu concordo plenamente, Pari além de ser curto, é fácil de lembrar e pronunciar, gostaria de saber quem foi o cabeça q mudou pra Cerealistas, achei bem sem noção.
Quanto aos Jardins, até q faz sentido a mudança, pq ficaria o nome Jardins repetivdo várias vezes, agora Curuçá, também deveria prevalecer pq é o nome do bairro, e Santo Eduardo, é longo e composto.
No caso da Estação Santo Eduardo tá certinho,pq é o nome da Praça onde estará localizado e é o ponto bem conhecido, Curuçá nesse caso é o nome da rua, e não do bairro, aí sim poderia confundir com o bairro da zona leste
Curuçá não é o nome do bairro, seria referência a rua com esse nome e creio para evitar confusão com a Vila Curuçá da Zona Leste pois ali é no Centro da Vila Maria, Santo Eduardo é nome da praça em questão onde deve ficar localizada a estação.
Ah sim, eu pensei q ela ficaria localizada na Va Curuça, neste caso, Santo Eduardp é a melhor opção msm
Estação “Pari” não faria sentido, pois a estação não vai ficar no Pari, e sim no Brás, mais especificamente na região do Brás chamada “Zona Cerealista”, que, aliás, seria o nome mais adequado à estação, pois já é usado há mais de um século para se referir a essa região.
O Mercado do Pari e o Largo do Pari distam a cerca de 250m da onde deverá ser a estação. Pari é melhor nomenclatura.
A justiça havia proibido o metrô de alterar o nome de Paulo Freire para Fernão Dias, o/a juiz(a) voltou atrás? Teve alguma atualização sobre isso?
Fernão Dias é muito mais referencia para o local, aceitem o fato e parem com essa discussão inútil e politizada.
Vc sabe ler? Em q momento eu falei de política? E a estação vai ficar localizada na Av. Educador Paulo Freire, e não na rodovia Fernão Dias, quem deveria aceitar é vc.
Não é, a estação fica no meio do nada cuja única referência é a Avenida Educador Paulo Freire e o Rio Cubuçu de Cima, se alguma estação deveria se chamar Fernão Dias seria a estação Jardim Julieta que está colada numa saída da rodovia e me espanta o projeto da estação não contemplar um terminal de ônibus nela, nem que seja pequeno, essa sim deveria ser a estação Fernão Dias cuja maior referência é a saída da Fernão Dias e o próprio bairro Jardim Julieta, toda a questão de mudança dessa estação é completamente ideológica, pq de fato a estação está muito longe da rodovia e a única referência é a própria avenida ou o rio
A Avenida no local da estação se chama Educador Paulo Freire. Infelizmente, o governador joga para seu público, negando o local onde será construída.
Esse estudo de toponímia está muito controverso.. As mudanças que deveriam ser para melhor estão deixando as estações com nomes grandes e/ou sem referencia clara a região. Estações da L15 por exemplo a maioria com “Vila” e “Jardim” no nome, essa nova alteração nas futuras estações tambem são exemplos. Felizmente Sé, Saúde, Pedro II e tantas outras foram imauguradas há décadas quando realmente prezavam por nomes curtos e diretos com referencia clara a região, sem precisar fazer diversas analogia e ligações para entender porq a estação tem determinado nome. Se essas mesmas estações fossem inauguradas hoje teríamos “Praça da” Sé, “Bosque da” Saúde” “Dom” Pedro II e etc.
o bairro que colocaram o nome da estação 22 e lá km 15 . invés de deixar monte belo
Esses estudos poderiam ter uma análise com a população desses locais.
Por exemplo, na L2 acredito que se adequaria Parque Novo Mundo, Paulo Freire é uma segunda opção. Agora Fernão Dias destoa um pouco, tecnicamente a rodovia só inicia no complexo de acesso a Via Dutra.
Na L19 Cerealista faz referência aos comércios desse ramo próximo, mas acredito que Estado seria mais compreensivo pela avenida.
E Jardim Julieta é um nome bem contraditório, eu moro próximo dessa região e ali é generalizado como Vila Sabrina inclusive, uma alternativa seria colocar o nome da avenida do Poeta que é uma travessa.
Outra mudança relevante que nao citaram é a volta da “Chácara do Jockey” na Linha 4, que era o nome original mas em 2021 tinha sido mudada de local e ia se chamar “Guilherme Dummont Vilares”. Agora retomaram o projeto original, ao lado do parque.
Por que meu comentário foi apagado?
Guarulhos Centro é totalmente desnecessário. Os próprios moradores de Guarulhos, não chamam o local de “centro” chamam de Guarulhos mesmo. O que não é errado, porque é a sede do município. O guarulhense chama os bairros pelo nome (vila Galvão, Cecap, Cumbica), e o centro chamam de Guarulhos, comum dizer: “vou em Guarulhos “ mesmo estando na cidade, porque todo mundo sabe que está se referindo ao centro. E quanto as outras cidades (Osasco, Barueri, Jandira, Itaquaquecetuba) já pensou se saíssem acrescentando centro ao nome de todas? Ridículo. Até mesmo Guarulhos-Cecap já é há mais. Todo mundo sabe que Cecap é Guarulhos oras kkkkkk.
Esse estudo de toponímia parece estar claramente influenciado por gostos pessoais… A maioria dos nomes foi mudado pra pior.
Guarulhos Centro, nem fica tão no centro assim .. fica ao lado, então seria mais fácil, colocar: “4º CENTENÁRIO” todos sabem que é ao lado, ou similar,
se está colocando “guarulhos” em quase tudo , colocasse : GUARULHOS DUTRA, GUARULHOS ITAPEGICA, GUARULHOS BOSQUE MAIA, GUARULHOS CECAP, veja q nem faz sentido…. vamos simplificar??
Na vdd fica no centro sim , todos os endereços da região marcam bairro centro
o mais importante não é a mudança de nome, em vez de gastar energia se o nome é pequeno, grande, vamos focar toda energia nas construções das estações, isso sim é o principal, atender bem a população, encurtar caminhos e dar dignidade e mais ganho de tempo para a população ficar mais com sua família, já que a vida é curta.
Aproveitando…
Alguém reparou que, nesse novo mapa futuro da rede, a Linha 10–Turquesa faz terminal na Barra Funda em vez de fazer na Luz?
Pelo que sei, com o fim do Serviço 710, o terminal da L10 seria ou será na Luz mesmo.
🤔🤔
Quase todos os nomes que saíram ou são indígenas ou parecem, lembrando que o estado de São Paulo tem essa característica de usar muito das palavras (nomes) indígenas, Ubatuba, Anhanguera, Anhangabaú, Piracicaba…
Seria mera coincidência?