Metrô dá início ao estudo de impacto ambiental da Linha 20-Rosa

Conhecido pela sigla EIA-RIMA, levantamento deverá ser concluído no primeiro semestre de 2023. Antes disso, companhia deve contar com anteprojeto do ramal

Linha 20-Rosa deverá ter 33 km de extensão e 24 estações (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo deu início ao Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Linha 20-Rosa, anunciou o presidente da empresa, Silvani Pereira.

O levantamento deverá ser concluído no primeiro semestre de 2023 e apontará “os possíveis impactos da obra e propondo as medidas de controle e mitigação aos impactos, além da identificação de áreas contaminadas, de bens tombados e sítios arqueológicos, perfil demográfico e socioeconômico das regiões onde a obra será feita”, explicou o executivo.

O estudo ambiental também inclui o trecho da Linha 2-Verde entre Vila Madalena e Cerro Corá, onde existirá a conexão com a Linha 20-Rosa.

Além do EIA-RIMA, o Metrô também está trabalhando no anteprojeto de engenharia do novo ramal, que tem previsão de ser concluído até o final deste ano. Ele trará definições quanto ao traçado e a localização das estações, inclusive sobre a polêmica mudança do trajeto evitando um grande trecho da Avenida Faria Lima, em São Paulo.

Mapa de estações provisório da Linha 20-Rosa (CMSP)

A companhia também contratou o serviço de Financial Advisory (Aconselhamento financeiro), para buscar potenciais de receita financeira na concessão e exploração da linha subterrânea.

No momento, a Linha 20-Rosa teve previsão de contar com 33 km de extensão e 24 estações, entre a região da Lapa e o centro de Santo André, no ABC Paulista. Tudo indica que o trecho prioritário envolverá a implantação do ramal entre Santa Marina e Saúde, considerada de maior potencial de demanda e onde há mais interligações com a rede.

Já o prometido trecho no ABC Paulista, com dez estações, deve ser construído num segundo momento e depende de estudos de viabilidade financeira.

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marcos Mendonca
Marcos Mendonca
3 anos atrás

Ricardo, tudo bem?
Entrei em contato com o Metro atraves da Ouvidoria em uma questao sobre a Linha 20, e recebi uma resposta que gostaria de compartilhar com voce. Como posso fazer para te enviar a correspondencia? Sinta-se livre pra entrar em contato comigo pelo email do meu contato abaixo.
Obrigado!
Marcos Mendonca

Evandro Amaral
Evandro Amaral
3 anos atrás

Parabéns para o Metrô de São Paulo, cada vez criando mais linhas. Já o Rio de Janeiro parou no tempo. Cadê Rio as expansões aqui no Rio. Metro Rio já.

Kiritsu
Kiritsu
3 anos atrás

Sinceramente se esse estudo realmente decidir pela retirada da linha do eixo da faria lima optando pela Fradique Coutinho vai ser o maior fiascos na mobilidade depois do cancelamento da linha 18, uma linha com propósito morto excluindo metade da região de maior potencial empregatício do traçado, seria absurdo é bom analisarem isso direito viu