A futura Linha 16-Violeta, que ligará Cidade Tiradentes até Oscar Freire, na região do Jardim Paulistano, passou por uma mudança de projeto. Parte do traçado do novo tramo foi alterado entre as estações São Carlos e Aclimação.
Segundo dados do Relatório Integrado 2023, divulgado pelo Metrô de São Paulo, as estações Lins de Vasconcelos e Independência tiveram suas localizações modificadas.

O motivo dessa mudança, muito provavelmente, se deve aos planos de estender a Linha 6-Laranja da estação São Joaquim até São Carlos. A proposta foi revelada pela LinhaUni, concessionária que constrói e irá operar o ramal.
O projeto, porém, conflitava com os estudos da Linha 16-Violeta, que está em fase de projeto diretriz. No ano passado foi habilitado um consórcio para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia, EIA-RIMA e projeto básico, porém, o contrato ainda não foi assinado.

A extensão sul da Linha 6-Laranja deverá contar com quatro estações: Aclimação, Cambuci, Monumento e São Carlos.
Entre as estações das linhas 6-Laranja e 16-Violeta duas paradas poderiam contemplar integrações: São Carlos e Monumento. A estação Lins de Vasconcelos da Linha 16-Violeta estaria a poucos metros da estação Cambuci, mas sem realizar integração.
Agora a estação Lins de Vasconcelos, em vez de uma curva no sentido norte, aparece seguindo para leste. Já Independência estaria muito próxima ao Monumento que celebra o 7 de Setembro.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A mudança do projeto deverá positiva para a região que contará com duas linhas de Metrô, facilitando a mobilidade e diluindo os futuros fluxos de transporte na região.
Embora seja um projeto com várias inovações, a Linha 16-Violeta parece ter sido colocada em segundo plano pelo Metrô, enquanto avançam as linha 19-Celeste e 20-Rosa.