Metrô de SP dá nova prévia do seu trem chinês em vídeo divertido
Companhia voltou a usar temática de games para destacar a Frota R, cujos 44 trens serão usados nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha
O Metrô de São Paulo deu mais uma prévia dos novos trens da Frota R, 44 composições que estão sendo fabricadas na China pela CRRC. São unidades que vão reforçar as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha em virtude da expansão do ramal verde até Penha e depois Guarulhos.
A companhia, entretanto, voltou a usar um recurso divertido para destacar sua nova frota, uma brincadeira com games. Entítulado “Metrô de São Paulo 2, Trilhos Eletrificados”, o vídeo feito com a ajuda de inteligência artificial apresenta as frotas e suas características, com notas de 1 a 10.
A animação, que inclui um funcionário ‘jogando’ em um console em plena plataforma de estação, começa a desfilar os modelos com um trem esmerilhado amarelo. Passam pela apresentação a Frota A original, hoje apenas uma lembrança do passado, um Frota J reformado, o H55, da CAF, um monotrilho da Frota M (Linha 15) em versão normal de Natal e um Frota N da BYD, usado na Linha 17.
A brincadeira, inclusive, ‘atropela’ até mesmo a física ao colocar os monotrilhos rodando sobre trilhos metálicos, algo impossível na vida real. Antes do ‘novo trem desbloqueado no jogo, ainda vemos um Frota G da Alstom.
Chamado de “Conquista Ouro”, o Frota R chinês surge então com a designação R01 e um clássico erro de IA, que traz no painel de destino “Metrô de Sãe Paulo”. A imagem destaca um dos diferenciais do trem, as portas que correm por fora da caixa metálica e que devem contribuir para instalação de janelas maiores.
Não é a primeira vez que o Metrô traz uma ilustração da Frota R, mas a versão da IA é a mais detalhada até aqui, bate com sobras as primeiras montagens divulgadas.
Obviamente, em se tratando de um modelo de inteligência, todo cuidado é pouco. Mas o resultado parece promissor. Vamos ver quando a companhia vai ‘desbloquear’ o novo trem na vida real, jogo esse que muitos usuários do Metrô anseiam participar.
Ver essa foto no Instagram



