Metrô deixa extensão até Ipiranga de fora de novo aditivo da Linha 15

Vias da Linha 15 após Jardim Colonial: consórcio CEML estenderá ramal nos próximos anos (iTechdrones)

Como o site mostrou em primeira mão nesta semana, a Alstom/Bombardier foi autorizada a produzir mais 19 trens Innovia 300 para a Linha 15-Prata do Metrô. O acordo faz parte de um aditivo mais amplo feito com o Consórcio Expresso Monotrilho Leste, que é responsável por implantar as vias e sistemas do monotrilho.

O adendo ao contrato original é o 14º já assinado entre a empresa, formada pelas construtoras OAS, Queiroz Galvão e a Bombardier, que permanece com a razão social original apesar de ter sido assumida pelo grupo francês Alstom.

Graças a esse aditivo, o CEML receberá um valor extra de R$ 14,945 milhões possivelmente como atualização monetária já que o documento foi assinado há mais de uma década. A empresa também recebeu autorização para providenciar, entre outros serviços, a extensão das vias da Linha 15 até 180 metros após a entrada do pátio Ragueb Chohfi – além de ter o prazo dilatado para 16 de setembro de 2026.

Com o acréscimo, o contrato atingiu um valor de quase R$ 3 bilhões em valores de 2010, segundo diz o item 4 do aditivo. Por conta da sua complexidade, o Metrô tem liberado a execução dos serviços de forma gradativa, à medida que a Linha 15 avança em direção à Cidade Tiradentes.

Trem Innovia 300: mais 19 composições que serão fabricadas na China (Jean Carlos)

O novo aditivo é justamente necessário para viabilizar a operação de duas novas estações, Boa Esperança e Jacu Pêssego, além do acesso ao segundo pátio de manutenção. A construção das duas estações e também da nova área técnica será responsabilidade de outro consórcio, o Boa Esperança, que foi escolhido após uma longa análise. A licitação, no entanto, estava suspensa no início da janeiro de 2022.

Nova licitação para obras até Ipiranga

Apesar de ser até aqui o único responsável por executar a instalação das vias por onde circula o monotrilho, o consórcio CEML não recebeu a tarefa de levar a Linha 15 até a futura estação Ipiranga, com exceção do trecho de 560 metros já em fase de conclusão após a estação Vila Prudente.

Isso pode significar que o Metrô incluirá as obras civis das vias juntamente com o escopo da própria estação Ipiranga, a ser licitada no segundo semestre deste ano, conforme afirmou nesta semana o presidente da empresa, Silvani Pereira.

O trecho que fará a ligação da Linha 15 com a Linha 10 da CPTM está na reta final do projeto executivo e início das desapropriações e levantamento de imóveis de valor social que terão de ser suprimidos.

Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata: licitação no segundo semestre (GPO/Sistran)
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